sábado, 19 de janeiro de 2019

Licitação para obra do Solar da Beira já tem data marcada


REFORMA



17/01/2019 16:11
O importante e histórico prédio do Solar da Beira que integra o conjunto arquitetônico do Complexo do Ver-o-Peso passará por reforma depois de quase 20 anos desde a última intervenção desse tipo. Algumas das empresas que vão participar do processo licitatório para execução da reforma do prédio visitaram o espaço na manhã desta quinta-feira,17, para tirar as últimas dúvidas sobre o projeto e o certame.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizará no próximo dia 28 a licitação para execução da obra. “Essa visita é importante para as empresas que vão apresentar as propostas a serem analisadas. Se não houver recursos no processo ou outros atos que prolonguem a fase de análise, a previsão para inicio das obras é de 90 dias, após a seleção da vencedora”, avaliou o diretor de obras civis da Seurb, Reinaldo Leite.
Construído no século XIX no estilo neoclássico, o Solar é tombado nas três esferas e guarda muita história. Para os representantes das empresas que participaram da visita, o valor histórico do prédio conta muito para quem se dispôs a concorrer. “Esse lugar é um patrimônio da cidade. Seria uma honra poder reformá-lo e devolver para a população um prédio tão bonito como esse e que é um ícone no Ver-o-Peso”, avalia Acácio Antônio Gonçalves, da GM Engenharia. O proprietário da Link da Amazônia, concorda com o concorrente. “A questão histórica, o fato de ser um cartão postal e fazer parte do nosso maior ponto turístico pesou muito no nosso interesse em concorrer pela reforma”, destacou Luiz Carlos Moreira.
O valor da obra será de cerca de R$ 3 milhões e tem um prazo de execução de oito meses.
BRT Centenário – Nesta quinta-feira, a Seurb também realizou a primeira reunião com os envolvido no grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto do Bus Rapid Transit (BRT) Centenário. A empresa vencedora da concorrência para elaboração do projeto básico e executivo dessa nova etapa do BRT em Belém, a Prosul Engenharia e Construções Ltda., assinou contrato em dezembro com a Prefeitura de Belém.
“Hoje reunimos com a empresa e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana e Cinbesa para apresentar os envolvidos e começar a reunir informações e dados existentes para subsidiar o trabalho”, afirmou Brenda Araújo, engenheira da Seurb e responsável pela fiscalização do projeto.
O prazo para finalizar o trabalho será de 12 meses, para, então, ser providenciado o processo licitatório de contratação da empresa executora da obra, com previsão para iniciar em 2020. A nova etapa ligará a avenida Augusto Montenegro ao Centro de Belém, a partir do Terminal Tapanã, passando pela avenida Centenário, Júlio Cesar, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos e retornando ao ponto de origem. Futuramente, o BRT Centenário também se integrará ao BRT Centro, que já tem projeto executivo pronto e aguarda recursos para ser executado.
Texto:

Jaqueline Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário