SEMCASPI - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto oferece serviços de saúde às pessoas em situação de rua atendidas pelo espaço
A Casa do Caminho, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), recebeu mais uma visita da equipe do Consultório na Rua. O projeto, que é coordenado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza trabalho itinerante, oferecendo serviços de saúde a pessoas em situação de rua.
A Casa do Caminho costuma receber ações do projeto todas as quartas-feiras, além de outras 2 visitas por semana. É realizado um acompanhamento que consiste em procedimentos de rotina, retornos sobre medicação e encaminhamentos de acordo com as demandas dos usuários. “Queremos dar a atenção que a pessoa em situação de rua precisa ter, no que diz respeito à saúde. Ele enfrenta diversas dificuldades na vida como todos, e nossa intenção é a inclusão social, garantir os direitos fundamentais à pessoa”, garante o coordenador da casa, Edson Araújo.
O Consultório de Rua consiste em uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, enfermeiro, assistente social e apoiadores sociais, que percorre a capital realizando atendimentos em locais de maior vulnerabilidade. As atividades são integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e às equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre o espaço
A Casa disponibiliza acolhida noturna, higienização, alimentação e articulação com a rede socioassistencial para garantir a proteção social às pessoas que estão em situação de rua. Os encaminhamentos para a Casa do Caminho, geralmente, são realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), pela Rodoviária de Teresina e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Casa do Caminho não recebe somente moradores de ruas. As vagas são destinadas, também, àquelas pessoas que estão em trânsito por Teresina, entre uma viagem e outra; pessoas que se encontram em situação de infortúnios, como assaltos, perda de dinheiro; pessoas de outras cidades que vêm à capital em busca de tratamento médico e não possuem familiares em Teresina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário