quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Materno-Infantil de Barcarena


Hospital qualifica corpo técnico para garantir a certificação das boas práticas ao paciente

26/12/2018 18:06h
Para alcançar a certificação de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os hospitais precisam cumprir dez passos que envolvem as boas práticas durante o acolhimento do paciente estabelecidos pelo Unicef e Organização Mundial da Saúde. Um dos requisitos para buscar a certificação é a qualificação de 100% do quadro de colaboradores da Unidade de Saúde. Com isso, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promove desde o último dia 17 o curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A qualificação termina nesta quarta-feira, 26.
“Buscar essa iniciativa vai além de um simples certificado, ela traz mudanças nas condutas que são rotineiramente tidas como normais e que hoje temos estudos científicos que comprovam que são atitudes inadequadas. Esse curso promove o bem-estar, redução da mortalidade tanto da mulher quanto da criança”, ressalta a nutricionista do Banco de Leite Humano da Unidade, Wanessa Nobre.
O treinamento é composto por aulas teóricas e práticas. Os assuntos abordados são sobre amamentação, método canguru, recusa para mamar, ordenha, cuidado com a puérpera, alimentação e nutrição infantil, normas e leis sobre a venda de chupetas, bicos e mamadeiras. 
“O curso da IHAC é de grande valia para todos os colaboradores da Unidade Hospitalar, pois nos dá um conhecimento amplo sobre a amamentação, desmitificando algumas ideias que uma pessoa que não é da área assistencial tem sobre o assunto, nos deixando mais seguros e prontos a auxiliar e orientar todas as mulheres neste ato tão valioso para a mãe e para o bebê, que é a amamentação", afirma a participante e supervisora de gestão de pessoas do HMIB, Cynthia Corrêa.
 
Primeira turma formada
A primeira turma da IHAC foi concluída antes da abertura do HMIB, com o propósito de aprimorar o conhecimento de grande parte dos colaboradores. "Antes mesmo do hospital abrir, tivemos uma parte dos funcionários treinados, portanto já começamos com essa visão. Ter essa certificação depende da qualidade do serviço e não do tempo de funcionamento do hospital", observa a nutricionista Wanessa Nobre.
Quarenta e oito multiplicadores receberam o certificado de 20 horas ofertado pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança, durante a Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno realizada em outubro.
Por Carolina Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário