ALUNA DE NOVA IGUAÇU É SELECIONADA NO PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES
18/12/2018 - 09:01h - Atualizado em 18/12/2018 - 09:01h
Estudante fará uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, em janeiro de 2019
A estudante Isabelle Marques, do Ciep 117 - Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é uma das 50 selecionadas no Programa Jovens Embaixadores. Em janeiro de 2019, a jovem participará de um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos.
É a segunda participação de Isabelle no Programa Jovens Embaixadores. Na edição anterior, ela realizou uma imersão na Língua Inglesa em Brasília. A aluna conta que a experiência foi um divisor de águas no aprendizado do inglês. Agora, como finalista da edição 2019, está na expectativa de sua primeira viagem internacional.
– Recebi o resultado na escola. Os amigos acompanharam no celular. Eu estava nervosa, não queria nem olhar. Com o resultado, todos me abraçaram, saíram contando para todo mundo. Meus pais também ficaram felizes e muito orgulhosos – diz.
O Programa exige o cumprimento de várias etapas, como entrevistas, elaboração de redação, exames escrito e oral. Entre os requisitos estão: fluência na Língua Inglesa e participação do candidato como voluntário em atividades de responsabilidade social.
Isabelle é bem atuante na escola. Faz monitoria de inglês, dá aulas para os colegas e também se dedica ao projeto Interbrusa, que promove entretenimento para a comunidade escolar, show de talentos, oficinas e rodas culturais. No entanto, a iniciativa inscrita no Programa Jovens Embaixadores é a que realiza no Grupo de Ciências da escola, o Ecoglisten, que estuda experimentos de descarte sustentável para diversos materiais, por exemplo, o isopor.
Concluindo o último ano do Ensino Médio, Isabelle quer cursar Engenharia Ambiental e trabalhar com projetos na área da sustentabilidade. Enquanto prepara as malas – onde pretende levar “a alegria, a vontade de viver e a força de vontade do povo brasileiro” – ela também encontra tempo para tocar violão, aprender teclado e para a leitura.
– Estou ansiosa em conhecer a minha família anfitriã nos Estados Unidos e entender como funcionam a educação e a escola norte-americanas. Na volta, quero compartilhar tudo que aprender por lá e encorajar meus colegas que também estão tentando participar desse projeto – comenta.
Intercâmbio
Os 50 alunos selecionados no Programa Jovens Embaixadores ganham um intercâmbio nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, o grupo visita a capital do país, participa de reuniões em organizações dos setores público e privado, visita escolas e projetos sociais.
Após esse período, os participantes viajam para diferentes estados do país, onde ficam hospedados em casas de família voluntárias, assistem aulas, participam de atividades culturais, de responsabilidade social, de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
Programa Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com setores público e privado. A proposta é voltada para alunos brasileiros da rede pública com bom desempenho escolar e que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da Língua Inglesa.
O Programa também visa valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade. Entre os apoiadores estão o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário