quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A beleza e encanto do natal revelados nas vozes de estudantes da rede municipal de São Luís

A beleza e encanto do natal revelados nas vozes de estudantes da rede municipal de São Luís

Outros eventos organizados pela Prefeitura serão realizados até o final desta semana, a exemplo da Cantata Natalina dos estudantes da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
O encerramento do projeto "O Milagre do Natal" reuniu cerca de 80 crianças da Educação Infantil em um espetáculo de música, cores e dramatização
O encerramento do projeto "O Milagre do Natal", da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Cecília Meireles, na Cidade Olímpica, reuniu na manhã desta quarta-feira (19), na Igreja católica local, cerca de 80 crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 6 anos, num lindo espetáculo de música, cores e dramatização. Na parte da tarde, foi a vez dos alunos da U.E.B. Esperança do Amanhã fazerem uma linda apresentação de natal, na porta da escola, para a comunidade do Cruzeiro do Anil.
Outros eventos serão realizados até o final desta semana, a exemplo da Cantata Natalina dos estudantes da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol, que acontecerá na quinta-feira (20), às 16h, no pátio da escola, no Jaracaty. Uma das apresentações mais esperadas é a do coral "Mil Vozes de Natal", que reunirá estudantes das unidades Rubem Teixeira Goulart, Esperança do Amanhã, Maria Alice Coutinho, e dos anexos José Sarney e Luís Pinho. A apresentação será realizada na escadaria da Igreja da Sé, no Centro Histórico de São Luís, às 18h desta sexta-feira (21). Além do Coral, haverá apresentação das bailarinas do projeto Dançando e Educando, Cantores Líricos e Lapinha, em frente ao Tribunal de Justiça.
O professor Moacir Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ressalta o lado pedagógico dos projetos que se utilizam da dança, da música, da dramatização, e de outras expressões artísticas para educar. "A coordenação motora, a concentração, a disciplina e a autoestima são alguns dos pontos mais fortalecidos no decorrer da realização destes projetos. A história de vida dos personagens que são parte da encenação, as indumentárias, e também a paisagem e a geografia dos lugares são outros pontos explorados pelos professores. O aprendizado é riquíssimo e é fruto da dedicação dos nossos educadores e da parceria dos pais e familiares dos nossos estudantes. Recebam o meu abraço em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior", declara Moacir Feitosa.
Juliene Jansen Aires, de 6 anos, da U.E.B. Cecília Meireles, na Cidade Olímpica, foi uma das crianças que participaram esta quarta-feira (19) da Cantata Natalina na igreja católica local. Ela estava acompanhada da mãe, Graciene Jansen dos Santos, que destacou o amor da estudante não só pela música, mas também por desenhos. "Se eu deixar, ela passa o dia todo cantando. A Juliene também adora desenhar; é um dos seus passatempos preferidos", conta a mãe. "Eu gostei muito de ter ensaiado e estar aqui hoje. Achei tudo muito bonito, pois eu amo cantar", disse a estudante.
A professora Josélia Caldas, do Infantil II na Cecília Meireles, foi uma das organizadoras da Cantata Natalina, estando à frente da maioria dos ensaios. Ela explica que as seis músicas cantadas pelas crianças foram selecionadas a partir do enredo da dramatização, baseado nos livros de Lucas, capítulo 1, e Mateus, capítulo 2, que contam a história do nascimento de Jesus. "Foram dois meses de trabalho para conseguirmos a concentração das crianças, explicando a história e ensinando as músicas. Ao mesmo tempo em que era muito desafiador, sabíamos que teríamos um resultado favorável no final. E a prova disso, é o belo espetáculo apresentado", destacou a professora Josélia.
A superintendente da Área e Educação Infantil (SAEI) da Semed, Josie Descovi, prestigiou a Cantata de Natal da U.E.B. Cecília Meireles. "O coral ficou belíssimo. Meus parabéns à direção da escola e a todas as professoras e demais servidores envolvidos. Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi a presença dos pais e familiares dos estudantes. Creio que praticamente todas as crianças participantes da Cantata Natalina tinham familiares prestigiando o evento", declarou a superintendente.
A gestora da escola, Danielle Castro Silva, falou do importante papel pedagógico desempenhado pelo projeto "O Milagre do Natal", que culminou com a apresentação da Cantata. "Foram dois meses trabalhando a história dos personagens, o ambiente da época, a percepção auditiva, a coordenação motora, e a compreensão real do sentido do Natal, que nos fala do nascimento de Cristo. Estou muito feliz e satisfeita com o resultado", assinalou.
A mãe de Mário dos Santos Fonseca Júnior, 4 anos, Paula Cleidiane do Nascimento, ficou todo o tempo tirando fotos e gravando no celular o filho cantar. "Está tudo muito lindo. Eu não poderia deixar de vir", falou emocionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário