OFICINA
20/11/2018 12:23
A paixão pelos livros pode ser incentivada logo nos primeiros anos de vida de uma criança. Escola e pais podem ser parceiros na hora de apresentar o universo dos livros aos pequenos. Unidades de saúde também podem despertar este sentimento, com iniciativas que possam envolver as crianças.
Na Unidade Básica de Saúde da Providência um projeto reúne crianças e adultos em um momento de leitura com estudos e atividades ligadas à literatura infantil. “Contação de Histórias” é o nome da oficina que ocorre uma vez por semana e reúne crianças e adultos proporcionando momentos de descontração e conhecimento.
Renata Louzada, psicóloga da unidade, participa da oficina ao lado de estagiários do sétimo semestre do curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e contam, ainda, com o apoio do gestor da unidade da Providência, Afonso Peres. “Tentamos desmistificar essa ideia da unidade de saúde como um lugar pesado ou, até mesmo, que não é para crianças”, comentou a psicóloga. “Buscamos transformar essa espera pelo atendimento, que na maioria das vezes é bem estressante tanto para a criança quanto para os pais, em algo mais agradável e que faça com que eles se sintam bem mais acolhidos”, completou.
De forma dinâmica, os benefícios da “Contação de Histórias” para as crianças incluem ampliação de vocabulário, exposição de ideias e prazer pela literatura, sobretudo, em uma sociedade tão tecnológica que, muitas vezes, os afasta do hábito de leitura.
“Devido à ociosidade, tanto do adulto quanto da criança, tivemos a ideia de criar uma biblioteca para incentivarmos a leitura, a troca de livros e de conhecimentos. Isso permitiu que os usuários viessem mais à unidade”, destacou Afonso Peres. “Assim, com a biblioteca, pelo menos uma segunda-feira por semana, realizamos a contação de histórias. Entendemos que, a partir do momento em que oferecemos leitura e literatura, despertamos um maior interesse e a população se mostra inteiramente grata. Isso só nos faz querer sempre dar o nosso melhor”, finaliza.
A oficina de “Contação de Histórias” ocorre uma vez por semana na biblioteca da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Providência. Todas as crianças e adultos que frequentam a unidade são convidadas a participar da atividade.
Por Laiana Melissa
Nenhum comentário:
Postar um comentário