segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Secretaria Municipal da Educação participa do primeiro encontro do Fórum Educar


Redação Semed

Será realizado nesta terça-feira, 13, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a partir das 19 horas, o primeiro encontro do Fórum Educar, cujo objetivo é a discussão de temas focados no ensino atual como educação inclusiva, tecnologia e valores. A Secretaria Municipal de Educação é uma das instituições apoiadoras do evento.

O tema do primeiro encontro é Os pais e a Contribuição dos Valores na Educação dos Filhos, cuja importância é facilmente percebida em um contexto no qual uma verdadeira tempestade de informações faz com que muito daquilo que se planejou para a educação dos filhos mude com a mesma velocidade com que a informação se torna passado.

O debate pretende aprofundar questionamentos a exemplo de como construir valores como honestidade, solidariedade e humildade, entre outros. Também será abordado o desafio de aproximar escola e família na tarefa, além de buscar meios para manter a atenção nos caminhos percorridos pelas crianças e nas habilidades para estabelecer o diálogo quando algum risco se aproxima.

A secretária municipal da Educação, Juscéia Garbelini, considera que Palmas não poderia estar ausente desse debate, pois é responsável pela formação escolar de quase 40 mil crianças e jovens. “Temos a cada dia novas demandas sociais em um mundo cada vez mais tecnológico, porém não menos violento. São temas desafiadores, que exigem formar nossas crianças e jovens como indivíduos aptos a se tornarem cidadãos responsáveis, colaborativos e felizes. Daí a importância da participação neste evento”, considera.

O Fórum Educar é aberto a educadores, gestores escolares, pais e comunidade em geral. O primeiro encontro terá como mediador o editor-chefe do Jornal do Tocantins e Jornal Daqui, Tião Pinheiro, além do consultor técnico Eduardo Cezari, que é professor da Universidade Federal do Tocantins. Como debatedores, Giselle Castro Fernandes, pedagoga, com 20 anos de experiência em direção escolar, Luciana Fagundes de Carvalho, coordenadora do Centro de Educação Infantil do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e Patrícia Medina, docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Os temas dos próximos encontros do Ciclo de Debates para Pais e Educadores do Fórum Educar são:

22/11 - Geração "Touch"
28/11 - O que você quer ser quando crescer?
06/12 - Educação para todos: o começo de uma escola inclusiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário