Redação FCP/Ascom Palmas no Picadeiro
No próximo domingo, dia 25 de novembro, o coletivo Circo Tocantins chega à região Norte para a última apresentação do projeto Palmas no Picadeiro, patrocinado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP). O espetáculo, que é gratuito, aberto a todos os públicos, acontece na quadra Arno 42, em frente à Escola Municipal Beatriz Rodrigues, a partir das 17 horas. O espetáculo que será apresentado na praça da Arno 42 é o encerramento do projeto que em outubro desse ano esteve no setor Morada do Sol, e no dia 11 de novembro no Jardim Taquari.
Durante os meses de outubro e novembro o coletivo percorreu as regiões periféricas de Palmas ocupando espaços públicos e de uso comum de comunidades que possuem pouca acessibilidade cultural. Este projeto tem apoio que o coletivo recebeu da Prefeitura Municipal de Palmas e da Fundação Cultural de Palmas, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) 2017.
Para Marcela Pultrini, uma dos artistas do coletivo, o público dos espetáculos foi surpreendente. “A maioria do público são crianças que frequentam e moram em torno desses espaços que nós apresentamos. É muito bonito e surpreendente, pois a gente vê que ela não tem oportunidade de ter acesso a esse tipo de arte, afinal não há muitos incentivos para levar as expressões artísticas a essas comunidades. Então a gente percebe que muitas dessas crianças raramente já assistiram algo como o que a gente está levando, que é um espetáculo de circo com palhaços, palhaças, malabares, acrobacias e muita diversão”, reforça.
Formado por grupos e artistas de Miracema, Palmas, especialmente do distrito de Taquaruçu, o coletivo Circo Tocantins ocupa espaços urbanos com apresentações circenses desde 2017. O objetivo é a formação de plateia e um impacto positivo em crianças, adolescentes e jovens dessas comunidades. Através do apoio da prefeitura, os artistas puderam ampliar suas ações para um público carente de ações culturais e produtos artísticos.
Para o produtor do projeto, Tales Monteiro, essas ocupações estão sendo importante tanto para o coletivo como para as comunidades. “O projeto tem possibilitado ao coletivo criar novas parcerias e possibilidades de fomento à formação artística nessas comunidades. Além de movimentar positivamente a região, todo mundo sai ganhando, o artista, as crianças, os adultos, os idosos e os comerciantes”, exalta o produtor.
Serviço
O que: Palmas no Picadeiro
Quando: 25 de novembro de 2018
Horário: 17h
Onde: Praça da Arno 42 em frente à Escola Municipal Beatriz Rodrigues
Entrada: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário