quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Região do Lagoas do Norte recebe ação do projeto “Saúde Sem Lixo”



SEMPLAN - AÇÃO


Objetivo é conscientizar moradores sobre descarte incorreto de lixo
29/11/2018 - 16h48 Imprimir Envie por e-mail
Nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, a Coordenação do Parque Lagoas do Norte fará uma grande ação de educação e sensibilização ambiental na região, através do projeto “Saúde Sem Lixo”. 

Em parceria com os alunos da Escola Municipal José Nelson de Carvalho, será feita uma ação de limpeza na rua Deputado Antônio Monteiro, que fica próxima à unidade escolar, já que o local se transformou em um verdadeiro lixão, mesmo a Prefeitura fazendo limpeza frequente. Moradores da comunidade jogam lixo irregularmente na rua e isso tem prejudicado alunos, professores e servidores. 

Na tentativa de reverter a situação, serão plantadas mudas de árvores e será feita uma sensibilização aos moradores da região, juntamente com alunos da escola e representantes das instituições que ficam no entorno da rua e que são prejudicados devido ao odor frequente e foco de bichos.

O Programa Lagoas do Norte (PLN), em parceria com a equipe de monitoramento do aplicativo Colab da Prefeitura de Teresina, está trabalhando uma campanha de conscientização com a comunidade. Nesta semana, os alunos tiveram uma palestra de conscientização e prevenção contra a destinação inadequada do lixo, além de conhecer melhor o funcionamento do aplicativo Colab, com uma visita técnica à Ouvidoria de Teresina e à SDU Centro-Norte.
 
“O Programa Lagoas do Norte busca através dessas parcerias solucionar os problemas dentro das comunidades, no caso da escola, causado por este mau hábito de descarte irregular de lixo”, afirmou Jorginei Moraes, gerente do Parque Lagoas do Norte.

Sobre o Colab
 
O Colab é uma ferramenta utilizada pela população para comunicar à gestão pública os problemas estruturais específicos do seu bairro. O aplicativo funciona como uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura, onde o cidadão colabora com a gestão municipal mandando informações com fotos de problemas como buracos nas vias e residências abandonadas, postes sem iluminação, dentre outras demandas, que são avaliadas pela Ouvidoria de Teresina e encaminhadas para os órgãos responsáveis.
 
O aplicativo foi criado em 2013 e possui mais de 200 mil usuários em todo Brasil. Atualmente, é utilizado por mais de 100 prefeituras. Teresina foi a primeira capital do Nordeste a aderir ao aplicativo, atendendo as demandas da população por meio da plataforma desde 2014. Desde 2016 o Colab faz um acompanhamento próximo da atuação da Prefeitura, auxiliando na governança, elaboração de projetos e no uso de todas as ferramentas da plataforma.
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário