SDU CENTRO-NORTE - PROJETO
A Mostra acontece em Fortaleza (CE), de 12 a 14 de novembro
01/11/2018 - 14h17 Imprimir Envie por e-mail
O Nossa Rua, um movimento elaborado por estudantes em parceria com a Prefeitura de Teresina, foi selecionado para compor a 3° Mostra de Urbanismo Colaborativo que acontece no país. A mostra tem por objetivo identificar como prefeituras, organizações, associações de bairro, estudantes se articulam na elaboração de projetos e iniciativas de melhorias da qualidade da vida urbana.
O Nossa Rua consiste na retirada dos carros da avenida, propondo a vivência por pedestres, contando com atividades culturais e gastronômicas, incentivando empreendedores locais e trazendo a experiência de uma cidade feita para as pessoas. A Prefeitura leva para o local da ação atrações musicais, oficinas e outras atividades.
“Em uma das edições, uma senhora comentou que mora há 20 anos perto da Nossa Senhora de Fátima e que nunca tinha andando a pé por lá. É outra forma de vivenciar a cidade. Sair do carro e andar a pé e é isso que a Prefeitura pretende resgatar”, afirma Constance Jacob, coordenadora da área central na SDU Centro Norte.
Além dele, a capital conta com outras ações de urbanismo como o Caminharte, o Passa na Praça e agora o Varanda Urbana, todos acontecendo na área central da cidade. “A Prefeitura de Teresina, desde 2013, assumiu uma posição com relação ao planejamento urbano da cidade, com o objetivo de reverter um processo histórico, onde a prioridade da cidade era dada aos carros e não as pessoas. O Nossa Rua veio quebrar isso e a gente fica muito feliz. A esperança é de que nas próximas edições da Mostra, os outros projetos, como o Caminharte, o Varanda, que acontecem na área central, também sejam selecionados”, reafirma Constance Jacob.
A Mostra acontece este ano em Fortaleza (CE), de 12 a 14 de novembro. Na edição deste ano, foram selecionados projetos que a partir da cooperação, da interdisciplinaridade, do advocacy, da utilização de tecnologias sociais e/ou de estratégias inovadoras buscaram fomentar a participação social, o engajamento cívico, a ampliação de oportunidades e a apropriação coletiva do espaço urbano.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário