Educação
27/11/2018 17h02
Mostra Integrada de Artes teve início nesta terça-feira, 27, e segue até a próxima sexta-feira, 30, em várias escolas do município (fotos: Eduardo Andrade)
Jornalista: Jéssica Costa
Diversas escolas do município participam nesta semana da IV Mostra Integrada de Artes, Educação Infantil e Educação Especial do Município, que é promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por meio da Coordenação de Ensino Fundamental/Arte. A mostra segue até sexta-feira, 30, das 9h às 15h.
Na Escola Municipal Prof.ª Maria do Perpétuo Socorro Freire Brandão, por exemplo, acontecem diversas atividades lúdicas, incentivando a convivência e o respeito com crianças que apresentam os mais diferentes tipos de necessidades especiais educacionais.
A mostra aconteceu em parceria com os pais e toda a comunidade, mostrando a responsabilidade de ambos na formação de cidadãos conscientes, éticos e críticos. De acordo com Cleudimar Lima, gestora da unidade, os projetos apresentados foram adequados à realidade em que as crianças vivem, destacando o respeito entre elas e a potencialidade que cada uma tem.
“Elaboramos um trabalho para que os pais pudessem participar e entender a importância deste processo. Eles criaram brinquedos e trabalharam em família para que hoje fosse exposto. Só tenho a agradecer a gestão da prefeita Teresa Surita que nos possibilita a realização de trabalhos como este”, destacou.
- Cleudimar Lima - Gestora Socorro Brandão
Ieda Regina Brasil, mãe dos pequenos Samuel (5 anos) e Ana (4 anos), falou da importância da parceria entre os pais e a escola. “Os filhos são uma experiência encantadora. Sempre fui muito participativa porque sei da importância para o desenvolvimento deles e da formação do caráter. É incrível vivenciar este momento junto deles e viver esse mundo de fantasia. A escola tem uma equipe extraordinária e está sempre disposta a nos ajudar”, ressaltou.
Ieda Regina Brasil, com os pequenos Samuel e Ana: "A escola tem uma equipe extraordinária"
Respeito às diferenças - A mostra na Escola Municipal Professora Amazona de Oliveira Monteiro aconteceu sob o tema “África”, com apresentação de coral, dança angolana e desfile. Também teve como objetivo contribuir com o processo de inclusão educacional, social e cultural, integrando os alunos, servidores e a família.
A escola buscou articular um trabalho compartilhado, oferecendo propostas educacionais adequadas, envolvendo mudanças progressivas e graduais adequações do currículo, destacando a capacidade dos professores para o exercício da docência, garantindo aos alunos com necessidades especiais e de sala comum processos educacionais, o ensino e a aprendizagem.
Joseane Menezes da Silva, mãe do Arthur (7 anos), parabenizou a escola por todo o trabalho realizado. “Sabemos que enfrentamos momentos difíceis, mas a educação do município está de parabéns. Meu filho tem aulas lúdicas, criativas e um excelente material didático. Aqui temos uma educação de qualidade”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário