domingo, 25 de novembro de 2018

Policial civil é notificado por dirigir sob efeito de álcool no DF

G1 DF
Policial civil é abordado por militares em rua comercial de Taguatinga, no DF, por dirigir sob efeito de álcool  — Foto: Polícia Militar/DivulgaçãoPolicial civil é abordado por militares em rua comercial de Taguatinga, no DF, por dirigir sob efeito de álcool  — Foto: Polícia Militar/DivulgaçãoPolicial civil é abordado por militares em rua comercial de Taguatinga, no DF, por dirigir sob efeito de álcool — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Um policial civil foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool em uma rua comercial de Taguatinga, no Distrito Federal, na manhã deste domingo (25). Ele foi notificado por policiais militares que faziam patrulhamento na região e teve de entregar a carteira de habilitação.
De acordo com a Polícia Militar, ele estava em um veículo pessoal e foi abordado logo após fechar o carro da PM "de maneira repentina, quase batendo na viatura". Ao descer do carro, o policial civil teria apresentado sintomas de embriaguez e se recusado a fazer o teste do bafômetro.
A PM consultou, então, o sistema de dados e verificou que ele havia sido notificado uma outra vez pelo mesmo motivo. O homem não foi levado a uma delegacia da Polícia Civil, porque "não houve crime", segundo o major Michello Bueno.
"Ele só cometeu uma infração de trânsito: dirigir sob influência de álcool."
"Caso ele tivesse assoprado o bafômetro e dado o índice considerado crime, ele teria sido preso. Ou, se estivesse com sintoma de embriaguez muito alto, teria sido levado ao IML [Instituto Médico Legal]."
O policial civil terá que pagar multa e ficará um ano sem o direito de dirigir, segundo a PM. A aplicação das sanções são de responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran).
A Polícia Civil não comentou a ocorrência, mas disse que "casos envolvendo policiais civis, quando ocorrem, são apurados pela Corregedoria da PCDF".

O que diz a lei?

Motorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência BrasíliaMotorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência BrasíliaMotorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH) por um ano.
A recusa em fazer o teste do etilômetro, como no caso do policial civil, também é considerada infração, com as mesmas penalidades.
Homem assopra bafômetro durante campanha educativa "Maio Amarelo" do GDF — Foto:  Renato Araújo/Agência Brasília/DivulgaçãoHomem assopra bafômetro durante campanha educativa "Maio Amarelo" do GDF — Foto:  Renato Araújo/Agência Brasília/DivulgaçãoHomem assopra bafômetro durante campanha educativa "Maio Amarelo" do GDF — Foto: Renato Araújo/Agência Brasília/Divulgação
Passa a ser considerada crime a concentração igual ou superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Neste caso, além da multa e da suspensão do direito de dirigir, pode ser aplicada uma pena de 6 meses a 3 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário