quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Lineu Araújo promove manhã de saúde em alusão ao mês do Diabetes

FMS - DIABÉTICOS


Será a partir das 9h da manhã, no Centro de Atenção ao Diabético
29/11/2018 - 14h57 Imprimir Envie por e-mail
Encerrando o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o diabetes, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo promove uma manhã de saúde para seus usuários. Será  amanhã (30), a partir das 9h, no Centro de Atenção ao Diabético (CAD), que funciona no local.

Os pacientes acompanhados pelo CAD participarão de uma palestra com a endocrinologista que atende no local, que terá como tema a importância dos cuidados que os diabéticos devem ter com feridas nos pés. "Faremos ainda uma busca ativa entre os usuários do Lineu Araújo com aferição de glicemia, e também estaremos examinando os pés dos diabéticos em busca de potenciais complicações, como ferimentos, frieiras, rachadura ou varizes", informa a enfermeira Espírito Santo.

O Centro de Atenção ao Diabético é um ambulatório específico para portadores de diabetes que funciona no Lineu Araújo. Ele é voltado para os portadores de diabetes que são insulinodependentes ou que estejam com as taxas descompensadas, apresentando glicemia acima de 300mg/dl.

O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, que acompanha os principais problemas decorrentes do diabetes. São sete endocrinologistas, um cardiologista, dois oftalmologistas, um nutricionista e ainda uma endocrinologista pediatra, para atendimento às crianças com a doença, além da retaguarda de outras áreas oferecidas nos ambulatórios regulares do Lineu Araújo, como fisioterapia.

Além do acompanhamento médico, o CAD conta ainda com o ambulatório do pé diabético, que trata complicações da doença que resultem do surgimento de úlcera (ferida) nos pés, decorrentes de machucados ou infecções. O atendimento ocorre à tarde e é realizado por um angiologista e uma enfermeira, que fazem avaliação e acompanhamento.

O diabetes não tem cura, mas o tratamento correto evita possíveis complicações. “O acompanhamento adequado mantém o paciente estável e previne o surgimento de complicações, como insuficiência renal, disfunção nervosa, cegueira, pé diabético, entre outras”, diz Espírito Santo.




Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário