sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Escola Municipal Machado de Assis realiza ações do projeto “Abrigo São Lucas"



SEMEC - AÇÃO


Atividade tem o objetivo e valorizar os idosos do local
23/11/2018 - 15h29 Imprimir Envie por e-mail
Escola Municipal Machado de Assis realiza ações do projeto “Abrigo São Lucas
Créditos: Ascom/Semec
A Escola Municipal Machado de Assis realizou o projeto “Abrigo São Lucas - Convivências e Experiências” com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia era proporcionar aos estudantes uma experiência diferenciada do habitual em sala de aula, além de uma vivência de atividades que enriquecem e fortalecem a convivência social.


Ação foi coordenada pela professora Francisca Idaiane de Araújo Cordeiro e pelo professor Eurivelto Brito Lima, com o apoio de Maria de Jesus da Costa, Juliana Trindade, Rosana Pimentel e Brenda Lúcia.


Segundo a professora Francisca Idaiane a atividade teve início com uma campanha de doação de Leite. “Além da campanha, foi trabalhado em sala, através de debates e documentários, a importância da família e o respeito ao próximo como pilares de formação de um cidadão. Foi abordado também o uso da história oral, sendo assim um projeto centrado no incentivo ao estreitamento das relações sociais e intercâmbio cultural entre grupos sociais de diferentes faixas etárias”, explica.


“Os alunos foram conduzidos ao Abrigo São Lucas, uma instituição filantrópica, que cuida de cerca de 69 idosos, que recebem atendimento de voluntários das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional, atividades pedagógicas, recreativas e lúdicas. Os alunos aplicaram um questionário com os idosos.  Essa pesquisa busca trazer à tona, os saberes da chamada 3ª idade e experiências do cotidiano das pessoas que atuam durante uma vida inteira como construtores e guardiões de histórias orais, como testemunhas de fatos importantes, buscando assim, um resgate dos vestígios memoriais”, destaca o professor Eurivelto Brito Lima.


Após a visita ao abrigo, os alunos visitaram o Parque Zoobotânico, onde foram desenvolvidas diversas atividades recreativas. “Serão produzidos textos e gráficos estatísticos baseados na pesquisa realizada durante a atividade, com o auxílio dos professores da escola, demonstrando o trabalho interdisciplinar. As produções serão expostas no mural da escola”, diz  a professora Idaiane.


“O projeto busca salientar a escola que se abre como um espaço onde a valorização dos diferentes grupos sociais e de diferentes faixas etárias podem e devem conviver harmoniosamente, dentro das delimitações do respeito e valorização de nosso maior patrimônio histórico e cultural: os idosos, com suas lembranças e histórias de vida”, finaliza Idaiane.            




Nenhum comentário:

Postar um comentário