segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Em um ano, 7.892 celulares roubados foram bloqueados em Brasília


Programa Fora da Rede foi lançado em outubro de 2017 pela Polícia Civil do DF, em parceria com a Anatel

Desde a implantação do programa Fora da Rede, em outubro do ano passado, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bloqueou 7.892 celulares.
programa permite que pessoas que tiveram celulares roubados ou furtados possam bloquear o aparelho em delegacias policiais ou por meio da Delegacia Eletrônica. Dessa forma, outros chips não poderão ser habilitados nos telefones.
A medida desestimula a prática criminosa, segundo explica o chefe da Divisão de Comunicação da PCDF, delegado Lúcio Valente. “O programa é uma rede eficiente de proteção e combate à criminalidade nos casos de roubos de celulares”.
O programa é uma rede eficiente de proteção e combate à criminalidade nos casos de roubos de celularesDelegado Lúcio Valente, da Polícia Civil do DF
Esses produtos, acrescentou o delegado, “têm alto valor de mercado e são fáceis de serem comercializados ou trocados por drogas ou armas”.
Para que o bloqueio seja possível, é necessário que a vítima faça o registro da ocorrência de roubo ou furto na delegacia mais próxima.
Ela pode ainda acessar a Delegacia Eletrônica, informar o número da linha, nome e CPF do titular (caso não seja a própria vítima) e código de identificação do celular — o Imei (International Mobilie Equipament Identity, em inglês).
O número do Imei não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das delegacias de polícia. Mas facilita a validação das informações e o efetivo bloqueio. Celulares com mais de um chip têm mais de um código identificador.
Levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, em 2017, mostrou que em 74% dos roubos cometidos contra pedestres, o alvo dos bandidos era o telefone celular.
Os cidadãos também podem contribuir com o combate a esse crime denunciando o comércio ilegal de aparelhos por meio do site da PCDF, pelo disque denúncia, no telefone 197, opção 0.
Outra opção é mandar um e-mail para: denuncia197@pcdf.df.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (61) 98626-1197.

Nenhum comentário:

Postar um comentário