quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, Semus e parceiros realizam campanha com foco nos testes rápidos e uso de preservativos


Redação Semus

Com o slogan - Uma gota de sangue pode fazer a diferença. Faça o teste de HIV na Unidade de Saúde mais próxima de você. - a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza a partir desta quarta-feira, 28, uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. As ações começam logo mais à noite, a partir das 19 horas, no Lanterna Lounge Bar, onde serão realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV, Hepatites B e C e Sífilis.


De acordo com a coordenadora do Grupo Condutor de Doenças Infectocontagiosas da Semus, Luciana Noleto Silva Moreschi, a campanha enfocará os seguintes públicos-alvo: pessoas privadas de liberdade, jovens HSH (Homens que fazem Sexo com outros Homens), jovens em geral e população em situação de rua. Para isso, a Semus conta com as parcerias da Secretaria Estadual (Sesau), representantes da população LGBT, Liga de Infectologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Lanterna Lounge Bar.


“A campanha visa alertar a população para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento, buscando enfocar públicos-alvo, populações chaves, conforme foi se desenhando o perfil da doença no Brasil”, explica a coordenadora.


Durante as abordagens as equipes técnicas da Sesau e da Semus farão a testagem rápida, reforçando a importância do uso de preservativos para a prevenção das ISTs. “O objetivo é atingir a maior parte da população e além da prevenção ao HIV, a campanha também aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos que podem ser feitos em todos os Centros de Saúde da Comunidade da Capital, assim como o tratamento também disponível gratuitamente na rede pública”, reforça.


Demais ações e dados da doença

A campanha contempla ainda ações de testagem e orientação no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues na segunda-feira, dia 03; no 2º Encontro Estadual da Associação de Travestis e Transexuais que acontecerá nos dias 06 e 07 (quinta e sexta) na Capital; na Universidade Federal do Tocantins no dia 06; e em todos os Centros de Saúde da Comunidade de Palmas no dia 07.


Além disso, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), irá iniciar a testagem nos CAPs no dia 01/12/18, como marco do Dia Mundial de Combate à Aids e continuidade da campanha da Sífilis. Já a equipe do Consultório na Rua fará a abordagem durante as visitas de rotina à população de rua.


De acordo com o banco de dados da Sesau, atualmente quase três mil pessoas com HIV encontram-se em tratamento, sendo acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína 1.302, Gurupi 230, Palmas 1.221, Paraíso do Tocantins 150 e Porto Nacional 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário