quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Conferência destaca Plano de Desenvolvimento da Área Portuária do Maranhão

Conferência destaca Plano de Desenvolvimento da Área Portuária do Maranhão

12H 41


Com uma localização estratégica, que atende os principais mercados do mundo, o complexo portuário maranhense foi destacado pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) Simplício Araújo, que participou, nesta quarta-feira (28), da II Conferência sobre Desenvolvimento Portuário do Maranhão.
O evento reuniu diversos representantes do setor para o debate de estratégias que fortaleçam a atividade portuária no Maranhão. Durante o painel Benefícios Socioeconômicos da Atividade Portuária, Simplício Araújo frisou o Plano de Desenvolvimento da Área Portuária do Maranhão (PDAP), que será comandado pela Seinc. Segundo ele, é preciso compreender que o complexo portuário envolve os portos do Itaqui, Vale, Alumar e os novos projetos, juntos, movimentaram no ano passado 206 milhões de toneladas de cargas.
“No Maranhão, temos a maior movimentação de cargas portuárias no Brasil. Em 2017, foram 206 milhões de toneladas de cargas e esse ano chegaremos a 256. O intercâmbio de informações, a fim do desenvolvimento da dinâmica portuária na Baía de São Marcos é condutora de importantes conquistas socioeconômicas para o Maranhão”, explicou.
A conferência abrangeu a troca de experiências e conhecimento que permita o fomento do setor a curto, médio e longo prazo. Além de gargalos e soluções, foram debatidas área de gestão; aplicação de tecnologias; segurança da navegação; e a pesquisa e viabilidade ao potencial de escoamento logístico da região.
Na ocasião, Simplício Araújo classificou a discussão como uma oportunidade de encontrar diversos elementos auxiliadores no processo de expansão portuária do Estado. “Precisamos avançar para solidificar essas informações. É fundamental que todos nós, unidos, divulguemos para o país a perspectiva que existe em torno da nossa região portuária, do nosso potencial”, defendeu.
O titular da Seinc disse estar satisfeito com toda a movimentação portuária do Maranhão. “Somadas as movimentações de carga da Vale, Itaqui e Alumar, nós temos, sem dúvida, um panorama muito interessante para o mundo que, ao ser difundido, poderá atrair atenção e questionamentos em cima da grande e importante movimentação do Maranhão. Isso pode, claramente, despertar investidores”, acrescentou Araújo.
O evento reuniu operadores portuários, representantes da comunidade marítima, empresas, fornecedores com atuação portuária e especialistas em diversas áreas com domínio em abordagens atuais e temas relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário