Márcio Greick
Com o objetivo de refletir sobre as estratégias para a potencialização das garantias e direitos da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), deram início nesta terça-feira, 27, às 8 horas, no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, às Pré-conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas.
Durante a 1ª Pré-conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da região Norte da Capital, os debates foram orientados por quatro eixos: Direitos fundamentais na construção efetiva das políticas públicas; Educação; Enfrentamento da violação de direitos humanos da pessoa idosa; Conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e na implementação das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
A aposentada Danúsia Martins Hiramatsu, teve uma participação proativa durante os debates. “Nós idosos que temos que reivindicar nossos direitos porque as leis existem, mas, infelizmente, elas não são cumpridas no nosso país, e aqui temos a oportunidade de reivindicarmos todos nossos direitos para que a gente tenha um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida”, disse.
Para o conselheiro Anderson Carvalho, representante da Universidade da Maturidade (UMA), a pré-conferência é uma oportunidade para que os idosos possam ter voz e reivindicar seus direitos.
“Eles estão trazendo para nós a realidade da vida deles e se preparando para ter uma ampla participação nas decisões que serão tomadas durante a 4ª Conferencia Municipal”, pontuou.
A conselheira, Joseísa Furtado, representando a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, acredita que a acessibilidade e os mobiliários urbanos devem ser priorizados para os idosos.
“A cidade não para de crescer, por isso temos que investir em equipamentos urbanos que eles utilizam diariamente, a exemplo de pontos de ônibus, segurança na travessia de uma rua, vagas exclusivas para o idoso no estacionamento e dentro dos ônibus, calçadas acessíveis, rampas, piso ideal, dentre outras”, enfatizou a conselheira.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) Simone Fontenele, acredita que as pré-conferências serão importantes para a consolidação de políticas voltadas para a pessoa idosa.
“Nós tivemos o protagonismo da pessoa idosa presente do inicio ao fim no evento, estamos ainda mais felizes com o resultado, pois conseguimos mobilizar e fazer com que a pessoa idosa tenha voz ativa na defesa dos seus direitos, juntamente com todos os órgãos de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, finalizou.
As propostas aprovadas pelo Comdipi serão levadas para a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro deste ano, que abordará o tema: Os Desafios do Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
Reivindicações
Com a presença de conselheiros e cerca de 80 idosos, foram apresentadas diversas propostas e reivindicações tais como; melhorias no acesso a gratuidade e aumento das vagas do transporte público municipal e intermunicipal, investimento em cultura, esporte e lazer, implantação de um plano de saúde especifico e acessível à pessoa idosa, criação de uma secretaria municipal e estadual da pessoa idosa, o fortalecimento dos órgãos de proteção à pessoa idosa, dentre outras demandas.
Durante o encontro, todas as propostas apresentadas pelos idosos foram debatidas, discutidas, e deliberadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Já as propostas aprovadas serão levadas para a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro. Agenda
Agenda
A pré-conferência envolvendo discussões sobre direito dos idosos continuam na quinta-feira, 29, às 8 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Morada do Sol, região sul da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário