terça-feira, 20 de novembro de 2018

Circuito Gastronômico de Belém encerra dois dias de festividade com sucesso de público

CIDADE VELHA

 

17/11/2018 14:19
Circuito Gastronômico de Belém encerra dois dias de festividade com sucesso de público
O Circuito Gastronômico de Belém encerrou na noite desta sexta-feira, 16, com sucesso de público. Milhares de pessoas puderam aproveitar os dois dias de evento, com mistura de boa música e culinária de qualidade. O evento promovido pela Prefeitura de Belém é o primeiro de uma série de outros que vão fazer parte da agenda cultural e turística da cidade.
Nos dois dias do Circuito, os visitantes puderam aproveitar mais de 25 opções de gastronomia regional, nacional e internacional. O trabalho das merendeiras das escolas da rede municipal também foi valorizado no evento. Três merendeiras premiadas nacionalmente estrelaram um estande com degustação dos pratos servidos às crianças e divulgação das receitas premiadas. “Esse estande tem o objetivo de incentivar as merendeiras a trabalharem com carinho e respeito com as crianças. A Prefeitura está dando o valor à merendeira que muitas vezes é pouco conhecida”, disse Maria Cláudia Ferreira, uma das merendeiras premiadas.
A macarronada paraense, feita com tucupi e jambu, levou Maria Cláudia ao reality show Super Merendeiras, que reuniu cozinheiras de várias regiões do Brasil. “Foi emocionante estar no reality show, foi um aprendizado muito gratificante. Eu incentivo as amigas a colocarem um temperinho, um amor na merenda. A minha macarronada paraense, quando eu fiz na minha escola deu certo, todo mundo raspou o prato”, a merendeira conta, orgulhosa. Maria Cláudia trabalha na Escola Municipal José Alves Cunha, no bairro do Tapanã.
No início da noite, a Banda da Guarda Municipal de Belém esquentou o público que chegava ao evento. O ritmo regional seguiu com o DJ Bernardo Pinheiro. A dançante professora Rosemeire Mendes mora em Abaetetuba, nordeste do Estado, e veio a Belém com o marido, o também professor Maurício Torres, para visitar a família. “Um evento como esse é muito importante, pois resgata nossa cultura. Eu amo essas músicas. Não tem como ficar sentada, tem que dançar”, ressalta. Entre um passo e outro, ela continua. “Já fomos visitar algumas barracas e está tudo muito gostoso. O mix de frutas estava muito bom. A Prefeitura está de parabéns por incentivar essas coisas que são mais Pará, mais Belém”. O show que encerrou o evento foi do cantor Mahrco Monteiro, carioca criado no Pará, que cantou seus sucessos para o público que visitou o Circuito Gastronômico.
As paraenses Fernanda Campelo e Karina Pamplona levaram um grupo de amigas para aproveitar a noite no bairro da Cidade Velha. As visitantes de primeira viagem Alice Martins e Gabriela Melo, que são mineiras, e Diana Lissen, alemã da cidade de Munique. “O Circuito está muito divertido. A cachaça de jambu vou experimentar agora e fazer propaganda lá em Belo Horizonte”, disse Gabriela. “É a primeira vez que a gente vem e experimenta. Achei legal a praça, todo o complexo”, disse Alice. Após um gole da tradicional cachaça de jambu, as moças deram risadas e aprovaram a bebida. Mesmo sem falar português, a alemã Diana arriscou um elogio. “Muito boa”, ela disse com o sotaque carregado. A garrafa da cachaça de jambu, comprada na hora, acompanhou o grupo.
O Circuito Gastronômico contou com o apoio de vários órgãos da Prefeitura de Belém, de forma integrada. As Secretarias Municipais de Economia (Secon), Saúde (Sesma), Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Belemtur, Guarda Municipal de Belém, Ordem Pública e Defesa Civil, trabalharam para que os visitantes pudessem extrair o melhor da cidade de Belém, que é referência em gastronomia e cultura.
Por Vanessa Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário