quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Calendário do Projeto Conversando com a Escola é encerrado com a presença de representantes da CGU

Calendário do Projeto Conversando com a Escola é encerrado com a presença de representantes da CGU



Participantes do projeto Conversando com a Escola em escola pública. (Foto: Lauro Vasconcelos)
Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais, em São Luís, começaram a semana com uma atividade cidadã. A escola foi escolhida pelas equipes das Secretarias de Transparência e Controle (STC) e da Educação (Seduc) para receber a última atividade do projeto Conversando com a Escola.
A atividade contou com a presença de autoridades da área de educação, transparência, ouvidoria e controle, com destaque para o ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior que, em palestra aos alunos, falou da importância da participação social para o pleno desenvolvimento do país.
O objetivo foi mostrar aos alunos as transformações possíveis a partir da participação social direta, por meio dos canais de ouvidoria e transparência disponibilizados pela administração pública.
Caso de sucesso na área de Ouvidoria
Gilberto Waller Júnior ressaltou a evolução dos serviços na área de ouvidoria e transparência aqui no Maranhão. Destacou os prêmios recebidos pela Seduc pelos projetos de escuta cidadã, entre os quais o Conversando com a Escola.
“Essa evolução, no Maranhão, fica evidente quando nós verificamos que, em dois concursos de boas práticas, o Maranhão esteve sempre entre os primeiros, principalmente a Secretaria de Educação, que este ano ganhou dois prêmios. Nenhum outro estado teve um desenvolvimento na área de ouvidoria e transparência como teve o Maranhão”, exaltou Gilberto Waller Júnior.
Formando cidadãos participativos
Para a secretária adjunta de Ensino, Nadya Guimarães, o projeto Conversando com a Escola é a principal ponte entre alunos e gestão escolar. “Aponta para o futuro por ser um projeto exitoso, com reconhecimento nacional e que fala da importância da comunidade escolar discutir as políticas públicas, melhorar os nossos processos e colaborar para que a educação pública do Maranhão seja de qualidade e atenda as demandas reais de cada comunidade escolar”, destacou.
A superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – unidade regional no Maranhão (CGU/MA), Leylanne Maria da Silva, falou da responsabilidade social da participação cidadã.
“Hoje nós vivemos uma realidade em que o governo abre canais de comunicação direta com a população. Essa participação na escola é um exercício para a atuação maior que vocês terão no seu bairro, município, estado e no país. É um exercício que demanda responsabilidade tanto de quem fala quanto de quem ouve. É essa atividade que vai mudar a realidade na nossa comunidade”, explicou a superintendente.
O secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira, destacou o engajamento como elemento de transformação. “A participação dos alunos na gestão da escola, seja através do Grêmio, seja por meio do Jovem Ouvidor, é o meio pelo qual vocês irão transformar a realidade escolar”, explicou aos alunos.
Steferson Ferreira afirmou que o Governo do Estado está abrindo as portas para a população participar das decisões governamentais. “Hoje, nós estamos aqui dando o microfone para que vocês digam o que vocês desejam para transformar a escola. A ideia é plantar esta semente aqui e que vocês continuem praticando a cidadania participativa no cotidiano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário