SEMEC - PROVAS
O teste será aplicado nos dias 04 e 05 de dezembro
30/11/2018 - 15h13 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semec
Em mais um passo para a organização sistemática da próxima avaliação com estudantes de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está reunindo nesta sexta-feira (30) os aplicadores de Ensino Infantil que atuarão nas provas do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE), um sistema de acompanhamento próprio da Prefeitura.
Os aplicadores estão recebendo orientações sobre os dois dias de provas, nos quais serão responsáveis por conduzirem todo o processo de forma legítima e dentro dos critérios definidos pelo Sistema. No ensino infantil, o teste será aplicado nos dias 04 e 05 de dezembro, com provas de língua portuguesa, sendo avaliada a leitura e a escrita das crianças.
Este ano, mais de 34 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estarão participando dos testes preparados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, referência em avaliações no Brasil, e que devem diagnosticar o desempenho das crianças em Língua Portuguesa, leitura, escrita e Matemática.
Os dados obtidos permitem acompanhar os diversos fatores e aspectos que estão associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas. Os resultados destacam a evolução de cada unidade de ensino, permitindo um diagnóstico mais completo da realidade educacional de Teresina.
Segundo a coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, os dados também serão usados pelos formadores do Centro de Formação Professor Odilon Nunes para direcionar as capacitações dos professores, orientando sobre a superação dos principais desafios. “Todos os sujeitos envolvidos com a educação municipal utilizarão os resultados do SAETHE como base para desenvolver as próximas ações. Essa é a principal importância de avaliar constantemente o trabalho, poder monitorar avanços e barreiras, construindo novas perspectivas”, finalizou.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário