sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Agropecuária cresce no 3º trimestre, mas cai no acumulado do ano


Dados do Produto Interno Bruto referentes ao intervalo de julho a setembro foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL


campo-agro-agronegócio-fazenda-lavoura-interior-propriedade-rural (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)


Riqueza gerada no campo cresceu no trimestre, em comparação com o anterior, mas teve retração no acumulado do ano (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)


O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária subiu 0,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta sexta-feira (30/11) os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, o PIB da agropecuária mostrou alta de 2,5%. "Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo crescimento e ganho de produtividade do café (26,6%) e algodão herbáceo (28,4%)", disse o IBGE.  
No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB da atividade rural ficou praticamente estável, apontando 0,4% de crescimento. Já no acumulado de 2018, houve retração de 0,3%. 
PIB geral
O PIB total brasileiro cresceu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, o PIB avançou 1,3% no terceiro trimestre deste ano. Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre do ano totalizou R$ 1,716 trilhão.
No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 1,1% em relação a igual período de 2017. Enquanto a agropecuária caiu, indústria (0,9%) e serviços (1,4%) registraram crescimento.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário