sábado, 6 de outubro de 2018

Presidente do STF participa de evento na PGR em comemoração aos 30 anos da Constituição


“A grande inteligência do constituinte foi criar um novo Ministério Público, com independência e autonomia”, salientou o ministro Dias Toffoli.
05/10/2018 19h35 - Atualizado há
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, participou, na tarde desta sexta-feira (5), da abertura do evento “30 anos da Constituição Federal e do Novo Ministério Público”, promovido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para comemorar o aniversário da chamada Constituição Cidadã. O evento teve o objetivo de debater o papel constitucional do Ministério Público e do Poder Judiciário como guardiões da Constituição.
Além do ministro Dias Toffoli, compareceram à cerimônia a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, e membros do Ministério Público. Em seu discurso, Raquel Dodge frisou que, assim como o STF, o Ministério Público Federal que surgiu a partir de 1988 também tem um importante papel como guardião da Constituição.
O presidente do Supremo concordou com a procuradora-geral. Toffoli lembrou que, antes de 1988, o MP atuava apenas como titular de ações penais e, com a entrada em vigor da Constituição Cidadã, passou a exercer função essencial à Justiça, de defesa da Carta da República. “A grande inteligência do constituinte foi criar um novo Ministério Público, com independência e autonomia”, salientou. O desempenho dessa função essencial por parte do MP, segundo Toffoli, foi determinante para que o Brasil tenha melhorado muito nos últimos 30 anos. “O Brasil de hoje é completamente diferente, e não há dúvida de que o MP tem desempenhado seu papel com um trabalho excepcional”, ressaltou.
O evento aconteceu no Memorial do Ministério Público Federal, localizado na sede da PGR em Brasília. 
MB/AD
 ostf

Nenhum comentário:

Postar um comentário