SEMPLAN - EXPERIÊNCIAS
Encontro ajuda os gestores a implantar modelos que melhorem o trabalho
11/10/2018 - 15h40 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: ASCOM / SEMPLAN
Servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) reuniram-se na última quarta-feira com representantes da Prefeitura Municipal de São Luís, na sala de reuniões da própria SEMPLAN, para fazer uma troca de experiências sobre práticas de gestão. O encontro deu continuidade ao termo de cooperação entre as duas prefeituras com a apresentação de um modelo de gestão de indicadores implantados pela prefeitura da capital maranhense a partir da Metodologia de Mapa de Processos e Resultados (MAPR).
O MAPR é uma ferramenta que orienta a identificação e a elaboração de indicadores essenciais para a produção de produtos e serviços, processos, resultados e impactos, com transparência e detalhamento de cada item monitorado. A coordenadora do Departamento de Informação e Inteligência Econômica da Prefeitura de São Luís (DIIE), Laura Carneiro, ressalta que a troca de experiências tem sido favorável aos dois municípios. "Ainda no contexto de troca de boas práticas, fomos convidados a relatar os métodos aplicados na revisão de indicadores e construção do PPA de São Luís. Para as duas tarefas, utilizamos como fundamento a Teoria MAPR, que permite uma visualização esquemática e didática do Programa, que aponta componentes críticos que precisam de indicadores. Esse conhecimento teórico nos possibilitou grande salto quantitativo e qualitativo nas avaliações do PPA", disse.
“A metodologia apresentada é de grande importância no processo de revisão dos indicadores que está sendo realizado pela SEMPLAN para reestruturação da plataforma do Plano Plurianual (PPA) de 2018 a 2021 da Prefeitura de Teresina. "Os servidores da Secretaria Executiva de Orçamento e Controle da Gestão da SEMPLAN tiveram a oportunidade de conhecer o processo e trocar informações sobre a aplicação do método já implantado em São Luís/MA”, concluiu Aurélia Araújo, gestora de Monitoramento da SEMPLAN.
O secretário de Planejamento e Coordenação de Teresina, José João Braga, ressalta a importância de parcerias como essas. "São duas capitais vizinhas, que enfrentam desafios semelhantes e podem se ajudar compartilhando formas de tornar a gestão pública mais eficiente", afirma.
A visita da equipe maranhense é uma continuidade da cooperação entre as duas prefeituras. Em agosto, uma comitiva da SEMPLAN esteve na capital do estado vizinho apresentando suas ferramentas, como o Sistema de Monitoramento de Apoio a Programas e Projetos (SIMAPP) e o Colab, aplicativo utilizado para facilitar o diálogo entre a população e o poder público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário