Brasília/DF - Em atuação conjunta da Polícia Federal com a Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD do Paraguai, cinco brasileiros – quatro homens e uma mulher – foram presos foram presos ontem (4/10), na capital paraguaia. De acordo com as investigações, eles pretendiam resgatar um líder de facção criminosa brasileiro, com larga atuação no fornecimento de drogas para o Brasil. Atualmente, este se encontra preso no país vizinho.
O processamento de dados de inteligência, obtidos através dos instrumentos de cooperação internacional entre os dois países, viabilizou a identificação e a localização do grupo. Os nacionais encontravam-se em três casas na capital paraguaia, de onde, de acordo com o que foi apurado, pretendiam partir para o resgate do criminoso, durante o próximo final de semana. Nos imóveis alugados pela quadrilha foi aprendida grande quantidade de armas e munições.
A ação da PF reforça a importância da atuação integrada das polícias da América do Sul no combate à criminalidade transnacional. A PF tem adotado medidas para o incremento dessa integração, inclusive com o acionamento, em junho deste ano, do Centro de Cooperação Policial Internacional, instalado na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro. Ele conta com a participação das polícias da Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
O delegado Júlio Baida, Coordenador-geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas, estará disponível para receber a imprensa, das 14 às 15h, na Sede da Polícia Federal, localizada no SAUS, quadra 6, lote 9/10, Brasília/DF.
Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: 61 2024-8142
registrado em: destaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário