COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Urticária Crônica Espontânea tem tratamento

A UCE é uma doença que acomete mais de 1 milhão de brasileiros — até 1% da população mundial2,10 – mas ainda pouco diagnosticada3,11. Por isso, uma ação recente levou para a rua grupos uniformizados com material informativo e convidou médicos para explicarem como se manifesta essa doença.
A UCE se manifesta com lesões avermelhadas que formam placas elevadas na pele (urticas) e coçam a ponto de a pessoa não conseguir manter suas atividades diárias, como trabalhar, estudar ou até mesmo dormir4,5,6,7. A UCE muitas vezes também se manifesta com inchaço dolorido em partes do corpo (angioedemas), que podem ou não ser acompanhados da coceira. As manchas, associadas à coceira, desaparecem em até 24h sem deixar marca, reaparecendo em outras áreas da pele, dando uma sensação de que estão andando pelo corpo.
Quando esse surgimento de urticas e/ou angioedema ultrapassa seis semanas, estamos diante do que os médicos classificam como uma urticária crônica e, em aproximadamente 66% dos casos, trata-se de uma Urticária Crônica Espontânea (sem um gatilho externo para seu surgimento, assim como outras doenças autoimunes7). Facilmente confundida com alergia, boa parte dos pacientes levam anos até que um médico especialista (geralmente alergista ou dermatologista) identifique a UCE3.
Alguns dos médicos entrevistados durante essa ação explicam mais sobre a doença.
Economidia
Nenhum comentário:
Postar um comentário