Maceió Rosa: USF Ouro Preto promove ações de prevenção
Em continuidade às mobilizações do Maceió Rosa, que durante todo mês de outubro promove ações de prevenção ao câncer de mama, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ouro Preto promoveu, nesta quarta-feira (17), uma série de atividades direcionadas às mulheres da comunidade.
Servidoras da USF Ouro Preto ensinam como fazer o auto exame das mamas. Foto: Ascom SMS
Na unidade, foram feitos testes rápidos para HIV, Aids, Sífilis e Hepatite B e C, demonstração de autoexame da mama, solicitação de citologia e encaminhamento para mamografias, além de palestras educativas em sala de espera e práticas corporais com o apoio da Equipe 7 do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e do Grupo de Mama Renascer.
A ação também levou atividades recreativas e de socialização para as mulheres, com um aulão de FIT Dance e contou com a presença da personagem Fada do Outubro Rosa, interpretada por Gilvanete Brasileiro, voluntária da ONG Renascer.
Gilvanete Brasileiro, voluntária da ONG Renascer. Foto: Ascom SMS
De acordo com Rosilda Helena Lisboa, médica da USF Ouro Preto, além da mobilização que ocorre durante todo este mês, a unidade faz um contínuo trabalho de prevenção. “Como rotina, já fazemos consultas com as mulheres, fazemos avaliação periódica dos prontuários, fornecemos orientações e realizamos testes rápidos. Ao longo de 2018, vamos conseguir bater a meta de mil coletas de material para citologia e isso representa muito para nós como equipe e para as pacientes que contam com um serviço de qualidade”, comemora.
Para Creuza Ferreira, paciente da unidade desde 1998, é importante sempre realizar exames preventivos. “Hoje já fiz teste rápido e peguei solicitação para os exames. Acho que essa é uma mobilização muito boa, gosto muito da equipe da unidade”, afirma.
Creuza Ferreira, paciente da USF Ouro Preto há 20 anos. Foto: Ascom/SMS
A equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) também esteve presente com a realização de uma oficina de reaproveitamento de material reciclado, com a fabricação de jarros de garrafas pet e caixas de suco e leite. O objetivo desse serviço é reaproveitar o material reciclável e diminuir a quantidade de lixo jogada em córregos e aterros sanitários.
A Campanha
O principal alerta é o chamamento da mulher de Maceió para a realização dos exames de mamografia, de modo que mulheres de 50 a 69 anos, faixa-etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde, são convidadas a procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. O procedimento é realizado em uma das clínicas contratualizadas pela Prefeitura de Maceió, que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ana Cecília da Silva / Ascom SMS
- Realização de testes rápidos de HIV, Aids, Sífilis, Hepatites B e C. Foto: Ascom/SMS
- Oficina de reaproveitamento de garrafa PET. Foto: Ascom/SMS
- Equipe da USF Ouro Preto. Ascom/SMS
- Usuárias da comunidade participam de aula de Fit Dance. Foto: Ascom/SMS
- Foto: Ascom/SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário