sábado, 6 de outubro de 2018

Hamilton sobra e conquista 80ª pole, enquanto Ferrari erra feio na estratégia, e Vettel sai em oitavo




Equipe italiana manda seus dois pilotos à pista no começo do Q3 com pneus intermediários com o asfalto praticamente seco, e só depois a chuva começou a cair com mais intensidade




Hamilton sobra e conquista 80ª pole, enquanto Ferrari erra feio na estratégia, e Vettel sai em oitavo

Clive Mason/Getty Images

Com mais uma performance perfeita, Lewis Hamilton conquistou sua 80ª pole position na Fórmula 1 e vai largar na frente no Grande Prêmio do Japão. O líder do campeonato ainda foi beneficiado por um erro absurdo da Ferrari, que mandou Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel à pista no começo do Q3 com pneus intermediários quando a pista não estava molhada para tal. Os dois ainda colocaram pneus slicks, mas não passaram de quarto e oitavo no grid, já que, quando faziam suas tentativas, a chuva começou a cair com mais força.
Com a besteira cometida pela Ferrari, Valtteri Bottas ficou em segundo no grid, enquanto Max Verstappen vai largar na terceira posição com a RBR à frente de Raikkonen. Romain Grosjean aproveitou a bobagem da Ferrari para ficar em quinto no grid, à frente de Brendon Hartley, que obteve sua melhor posição de largada, em sexto, com a STR.
Companheiro do neozelandês, Pierre Gasly ficou em sétimo, enquanto Sergio Pérez (Force India) e Charles Leclerc (Sauber), completaram os dez primeiros - Esteban Ocon, que havia sido o oitavo, foi punido com a perda de três posições por não reduzir a velocidade com a bandeira vermelha no terceiro treino livre.
A TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem o GP do Japão às 2h (de Brasília) deste domingo.

Grid de largada do GP do Japão*

Grid de largada do GP do Japão — Foto: ReproduçãoGrid de largada do GP do Japão — Foto: Reprodução
Grid de largada do GP do Japão — Foto: Reprodução
*Esteban Ocon foi punido com a perda de três posições por não ter reduzido a velocidade em bandeira vermelha no terceiro treino livre. Com isso, Sebastian Vettel, Sergio Pérez e Charles Leclerc subiram uma posição cada.

O que disseram?

HAMILTON: "Esta é a minha pole de número 80, mas eu não poderia ter feito sem o time. É uma honra correr por essa equipe"
BOTTAS: "Eu sei que em algumas curvas podia ter feito um trabalho melhor, mas amanhã veremos"
VERSTAPPEN: "Tomamos a decisão acertada no Q3. Muito feliz de ser o terceiro, algo que não esperava. Agora temos uma chance maior de ir para o pódio"

O que você precisa saber do GP do Japão?

- 80ª pole position da carreira de Lewis Hamilton (oitava em 2018), ampliando ainda mais o recorde absoluto na Fórmula 1.
- Terceira vez que Max Verstappen larga entre os três primeiros na temporada. As outras foram no Canadá (terceiro) e Singapura (segundo).
- Melhor posição de largada de Brendon Hartley na Fórmula 1. Antes, o neozelandês havia conseguido um oitavo lugar no grid da Hungria como melhor resultado. É o melhor grid de um neozelandês desde que Chris Amon
- Oitavo lugar é a pior posição de largada de Sebastian Vettel em 2018.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Na primeira série de tentativas de volta rápida, Vettel foi o primeiro dos favoritos a registrar tempo, com 1m29s049, mas logo em seguida Hamilton foi 0s347 mais veloz. Como a temperatura do asfalto estava relativamente fria (apenas 27 graus), os pilotos seguiram na pista para que os pneus aquecessem melhor e os tempos caíssem. Mas Vettel rodou logo em seguida no hairpin, voltando ao traçado sem problemas.

Eliminados

16º NICO HULKENBERG (RENAULT)
17º SERGEY SIROTKIN (WILLIAMS)
18º FERNANDO ALONSO (McLAREN)
19º STOFFEL VANDOORNE (McLAREN)
20º MARCUS ERICSSON (SAUBER)
Resultado do Q1 no treino classificatório em Suzuka — Foto: ReproduçãoResultado do Q1 no treino classificatório em Suzuka — Foto: Reprodução
Resultado do Q1 no treino classificatório em Suzuka — Foto: Reprodução

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Ainda no fim do Q1, uma garoa começou a cair em partes da pista e no começo do Q2 a situação do tempo era curiosa, já que num lado aparecia sol e noutro, nuvens pesadas. A temida chuva começou a cair com mais força a cinco minutos do fim, e o asfalto rapidamente ficou molhado.
Antes disso, Kimi Raikkonen começou o Q2 fazendo 1m28s595, mas logo Hamilton cravou 1m28s017, e Bottas foi ainda mais veloz, 0s030 melhor do que o inglês, com Vettel ficando 0s292 atrás do finlandês.
Quem se deu mal, mais uma vez, foi Daniel Ricciardo, que teve uma perda de potência e nem sequer conseguiu abrir volta rápida antes da chuva. O australiano saiu irritadíssimo do carro e soltou um palavrão que pôde ser ouvido mesmo com o piloto ainda usando o capacete...

Eliminados

11º CHARLES LECLERC (SAUBER)
12º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
13º CARLOS SAINZ (RENAULT)
14º LANCE STROLL (WILLIAMS)
15º DANIEL RICCIARDO (RBR)
Resultado do Q2 no treino classificatório em Suzuka — Foto: ReproduçãoResultado do Q2 no treino classificatório em Suzuka — Foto: Reprodução
Resultado do Q2 no treino classificatório em Suzuka — Foto: Reprodução

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Com a pista apenas úmida, a Ferrari foi a única equipe a liberar seus dois pilotos para a pista com pneus intermediários no começo do Q3, mas rapidamente Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel voltaram aos boxes para colocar um jogo de slicks.
Alheio a mais um erro da Ferrari, Hamilton estabeleceu rapidamente 1m27s760, superando Bottas em 0s299. Já Raikkonen e Vettel erraram justamente no mesmo ponto, na curva Spoon, e ficaram respectivamente em quarto e nono após a primeira tentativa de cada um - depois do treino, o alemão seria beneficiado com a punição a Esteban Ocon.
Depois, a chuva finalmente apertou e evidenciou mais um equívoco colossal cometido pela equipe italiana nesta temporada. E Hamilton e a Mercedes, claro, agradeceram...
Arte do GP do Japão — Foto: Editoria de arteArte do GP do Japão — Foto: Editoria de arte
Arte do GP do Japão — Foto: Editoria de arte
GLOBO ESPORTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário