quinta-feira, 18 de outubro de 2018

FGTAS doa mais de 360 almofadas para Imama e Hospital Santa Rita

FGTAS doa mais de 360 almofadas para Imama e Hospital Santa Rita

Publicação: 
Confeccionadas por voluntários, almofadas Coração do Bem auxiliarão pessoa em tratamento da doença
Confeccionadas por voluntários, almofadas Coração do Bem auxiliarão pessoa em tratamento da doença - Foto: Divulgação/FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), está doando 368 almofadas para o Hospital Santa Rita e o Instituto da Mama do RS (Imama). As peças em formato de coração foram confeccionadas por voluntários na campanha Coração do Bem. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (17), na Casa do Artesão de Porto Alegre.
"Gostaria de dizer muito obrigada do fundo do coração a todos os artesãos que sempre participam das campanhas sociais como a do Agasalho e agora a do Coração do Bem. Ser solidário é muito importante", afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. "Essas almofadas ajudarão muitas mulheres que estão passando por um momento delicado e que ao recebê-las saberão que outra pessoa pensou nelas e produziu esse coração com carinho", acrescentou.
Voluntária há 10 anos do Imama, Maria Neiva Gonçalves palestrou sobre o tema prevenção do câncer de mama. Segundo ela, é o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo e o que mais vitima mulheres, apesar de ter até 95% de chance de cura. Ela demonstrou como fazer o autoexame das mamas, lembrando que a entidade oferece empréstimo de perucas e lenços às pacientes, além de fisioterapia e orientação nutricional, psicológica e jurídica.
Coração do Bem
As almofadas Coração do Bem foram confeccionadas por artesãs voluntárias e dos cursos da Casa do Artesão da capital. As peças proporcionarão conforto e apoio de descanso do braço às pacientes submetidas à mastectomia (cirurgia de retirada da mama), que estão impossibilitadas de encostar os membros no corpo após o procedimento.
Outubro Rosa
Outubro é reconhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O movimento compartilha informações sobre a doença, proporciona acesso aos  serviços de diagnóstico e tratamento, e contribui para a redução da mortalidade. Também simboliza o alerta para que se faça o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia. A iniciativa teve início em 1990 na Corrida pela Cura, em Nova York. No Brasil, chegou nos anos 2000 e é conhecida pela iluminação de prédios com a cor rosa, representando a união dos povos pela saúde feminina.
Participou do ato de entrega o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade.
Texto: Jaíne Martins/FGTAS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário