domingo, 7 de outubro de 2018

Eleições 2018: Em GO, Caiado já tem mais de 68% dos votos apurados



METRÓPOLES


ANA HELENA PAIXÃO
07/10/2018 18:23
Com 42% das urnas apuradas em Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) liderava a disputa ao governo do estado com 62,91% dos votos válidos. Depois, vinham Daniel Vilela (MDB), 14,94%; Zé Eliton (PSDB), 12,71%; Kátia Maria (PT), 8,15%; Weslei Garcia (PSol), 1,12%; Marcelo Lira (PCB), 0,30%, e Alda Lucia (PCO), 0,18%.

Eliana fica fora do 2º turno e clima de desolação toma conta de comitê

SAULO ARAÚJO
07/10/2018 18:24
No comitê central da candidatura de Eliana Pedrosa (Pros), no Setor de Radio e TV, o clima é de desolação. Poucos apoiadores acompanharam sem animação a apuração dos votos. A candidata, que chegou a liderar a corrida eleitoral de acordo com as pesquisas de intenção de voto, está incomunicável. Segundo assessores, ela participa do velório do pai de uma funcionária próxima, em Samambaia.

Leila do Vôlei (PSB) é eleita senadora pelo Distrito Federal

RICARDO TAFFNER
07/10/2018 18:22
A candidata do PSB Leila do Vôlei está matematicamente eleita ao Senado pelo Distrito Federal. A ex-atleta obteve 437.771 votos neste domingo (7/10), com 94% das urnas apuradas — o que corresponde a 17,76% dos votos válidos. Após comandar a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), a ex-atleta estreará em um cargo eletivo no próximo ano. Em segundo lugar, até o momento, está Izalci Lucas, com 377.974 sufrágios.

Eleições 2018: Renan Filho já tem mais de 77% dos votos apurados em AL

ANA HELENA PAIXÃO
07/10/2018 18:16
Os dados apurados até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dão vitória em primeiro turno para Renan Filho (MDB) na disputa pelo Governo do Estado de Alagoas. Ele já tem 77,22% dos votos válidos. O segundo colocado, Pinto de Luna (Pros), soma 9,94%.

Ratinho Jr lidera apuração ao governo do PR, com mais de 58% dos votos

ANA HELENA PAIXÃO
07/10/2018 18:10
Conforme os dados apurados até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ratinho Jr (PSD) deve ser eleito governador do Paraná. Ele já soma 58,65% dos votos válidos, confirmando, até o momento, tendência apontada pela boca de urna do Ibope, de que o político deve ser eleito ainda no primeiro turno.




Boca de urna: em SP, uma vaga para Senado deve ficar com Major Olimpio

ANA HELENA PAIXÃO
07/10/2018 18:03
Um dos coordenadores de campanha do presidenciável Jair Bolsonaro(PSL), Major Olimpio (PSL) deve ficar com uma das duas vagas ao Senado por São Paulo. Ele teria 24% dos votos válidos, segundo a boca de urna do Ibope, feita com eleitores neste domingo (7/10). A segunda cadeira está indefinida, sendo disputada entre Mara Gabrilli (PSDB), com 17%, e Eduardo Suplicy (PT), que liderava as pesquisas até então, com 15%. Tripoli (PSDB) tem 9%.

Flávio Bolsonoro deve se eleger senador pelo RJ, aponta boca de urna

ANA HELENA PAIXÃO
07/10/2018 17:57
No Rio de Janeiro, a boca de urna do Ibope indica que Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) deve ficar com uma das duas vagas para o Senado Federal. Ele teria 28% dos votos, segundo a estimativa feita com eleitores cariocas ao longo da votação deste domingo (7/10). Cesar Maia (DEM) vem em segundo lugar, com 18%.

#ViraViraCiro e #17Neles: Ciro e Bolsonaro dividem "topo" do Twitter

THAYNA SCHUQUEL
07/10/2018 14:50
Na reta final do primeiro turno das eleições 2018, as manifestações nas redes sociais aumentam. No Twitter, os usuários se dividem entre os candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL). A hashtag que ocupa o topo dos mais comentados do site é #ViraViraClR0, em apoio ao pedetista. Em seguida, está a #17neles, dos internautas favoráveis ao deputado federal. A campanha de apoio a Ciro defende a virada do presidenciável, ainda na terceira posição das pesquisas de intenção de voto, sobre o candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo lugar na disputa. Bolsonaro lidera a corrida eleitoral, de acordo com os últimos levantamentos.

DF: urna falha na hora de confirmar voto para presidente e é trocada

NATHÁLIA CARDIM
07/10/2018 14:16
Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostra que pelo menos duas urnas tiveram de ser substituídas no Distrito Federal, neste domingo (7/10). Na zona 21 de Samambaia, foi detectado um problema na hora de concluir o voto para presidente e, por conta disso, o equipamento precisou ser substituído.
“A urna está preservada. Tudo o que foi votado ali estará registrado. Acreditamos que o problema foi detectado no início e o mesário da seção deve ter feito a devida ocorrência para que fosse substituída tão logo o fato foi apresentado”, disse Fernando Velloso, assessor de imprensa do TRE-DF.

Por insegurança, brasileiros na Síria ficarão sem votar

RENAN MELO XAVIER
07/10/2018 14:11
Os cidadãos brasileiros que residem na Síria ficarão sem votar neste domingo (7/10). O motivo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi a insegurança no país. A embaixada brasileira pediu à Justiça Eleitoral brasileira que não instalasse seções de votação em Damasco, a maior cidade síria. Além disso, solicitou a isenção dos eleitores registrados na zona eleitoral do país de justificarem sua ausência nas urnas.

Candidato a distrital é detido fazendo boca de urna no DF

MARIA EUGÊNIA
07/10/2018 12:36
O candidato a deputado distrital Gilberto Camargos (Pros) foi detido na manhã deste domingo (7/10), em Taguatinga, por fazer boca de urna e aglomeração de pessoas do mesmo partido. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal.
O candidato negou. Gilberto disse sido levado à delegacia, mas o delegado constatou que “não passou um mal-entendido”. “Eu não tinha em mãos nem nos bolsos qualquer material de campanha e não estava conversando com ninguém para pedir votos”, explicou.

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann diz votar "por Lula e pelo povo"

RENAN MELO XAVIER
07/10/2018 9:47
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, votou na manhã deste domingo (7/10), em Curitiba (PR). No Twitter, a senadora compartilhou o momento em que deixava o local de votação. A petista disse que votou “por Lula e pelo povo brasileiro”. A Justiça Eleitoral do Paraná não autorizou a instalação de urnas na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. Assim, o ex-presidente da República não poderá votar neste ano.

Boulos vota em faculdade particular de SP

RENAN MELO XAVIER
07/10/2018 9:46
O candidato do PSol à Presidência da República, Guilherme Boulos, votou durante a manhã deste domingo (7/10). Ele foi a uma faculdade particular da capital paulista acompanhado das filhas. Na chegada, cumprimentou correligionários, como o deputado federal Ivan Valente. Essa é a primeira vez que o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) se candidata ao Planalto.

Eleitores de Ciro, Bolsonaro e Haddad acirram disputa no Twitter

IAN FERRAZ
06/10/2018 22:43
Três hashtags em apoio a candidatos à Presidência da República estão entre os assuntos mais comentados do Twitter neste sábado (6/10), véspera do primeiro turno das eleições 2018. Apoiadores de Ciro Gomes(PDT), Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) mostraram força com milhares de publicações. Os favoráveis a Ciro com a hashtag #ViraviraCIRO. Os eleitores do militar da reserva adotaram a #EuVotoBolsonaro e #MitoPrimeiroTurno para colocá-lo entre os temas mais discutidos da rede social. Já os que pretendem votar em Haddad utilizaram a #VotePorLulaVote13 para saudar o ex-presidente, que completa 73 anos neste sábado.

Ronaldinho Gáucho declara apoio a Jair Bolsonaro no Twitter

IAN FERRAZ
06/10/2018 22:43
Ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Flamengo, Paris Saint-Germain e Barcelona, Ronaldinho Gaúcho usou as redes sociais para declarar apoio a Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL. O ex-atleta postou uma imagem vestindo a camisa 17 da seleção e escreveu: “Por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria”.

Site do TRE-DF fica fora do ar até o fim da votação de domingo (7/10)

ISADORA TEIXEIRA
06/10/2018 21:24
O site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) está fora do ar. O portal ficará bloqueado até o fim da votação de domingo (7/10) por questões de segurança, segundo a assessoria do órgão. “Acontece em toda eleição”, explicou a Corte.

Nas redes sociais, Eduardo Cunha pede votos para eleger filha deputada

ANA HELENA PAIXÃO
06/10/2018 19:56
Preso desde outubro de 2016 e condenado em segunda instância a 14 anos e 6 meses de cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB) mantém ativa suas contas nas redes sociais e aproveitou para pedir, nesses canais, votos para eleger deputada federal a filha Danielle. As postagens foram intensificadas na sexta (5/10) e neste sábado (6). Veja abaixo:
Reprodução

A equipe responsável pelas redes de Cunha – a própria Danielle é especialista no ramo – também postou mensagem da postulante a deputada federal, pedindo apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro:

Eleição brasileira já começou! Mas só na Nova Zelândia

LARISSA RODRIGUES
06/10/2018 17:33
Apesar de ainda ser sábado (6/10), a eleição do Brasil já começou, ao menos na Nova Zelândia. Cidadãos brasileiros que vivem no país serão os primeiros a votar para eleger o novo presidente da República.
Com fuso horário 16 horas à frente de Brasília, a Nova Zelândia já está no dia 7 de outubro e, por isso, a eleição brasileira começou por lá. De acordo com o Itamaraty, há 1.859 eleitores brasileiros morando no país e aptos a votar.
A votação na Nova Zelândia foi aberta na embaixada brasileira às 8h de domingo, horário local. Ou seja, às 16h deste sábado no horário de Brasília. O encerramento acontece às 17h, o que equivale à 1h de domingo pelo fuso do Distrito Federal.
Fora de suas cidades de votação, os brasileiros podem ajudar a escolher apenas o presidente da República. Esses votos serão computados pelo Distrito Federal. Ao todo, 520.727 pessoas que moram no exterior estão autorizadas a votar.

Houve aumento significativo no número de votantes cadastrados fora do Brasil. No pleito de 2014, a quantidade de brasileiros cadastrados era de 364.184. Nas eleições de 2018, passou a ser 500.727, o que representa crescimento de 41,73%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em ambos os casos, o número de eleitores é maior do que o do estado de Roraima, que tem 331.489 eleitores.

Pesquisas de sábado: se houver segundo turno, quem enfrenta Bolsonaro?

EUMANO SILVA
06/10/2018 16:35
O Ibope e o Datafolha divulgam esta noite as últimas pesquisas relativas ao primeiro turno da eleição presidencial. Considerando os recentes levantamentos, pode-se deduzir que Jair Bolsonaro (PSL) vence o primeiro turno com larga vantagem sobre os concorrentes. Os últimos números criaram duas expectativas para a rodada deste sábado (6/10). Uma dúvida é em relação às chances de Bolsonaro arrematar a corrida ao Planalto logo no primeiro turno. A outra se refere a quem será o adversário do militar da reserva, caso ele não obtenha mais da metade dos votos válidos. Pelo que se viu nesta semana, Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) disputam esta vaga. Até agora na terceira posição, o pedetista aposta em uma virada na reta final da campanha.

Instituto Vladimir Herzog lança manifesto contra Bolsonaro

LARISSA RODRIGUES
06/10/2018 16:06
Neste sábado (6/10), às vésperas das eleições, o Instituto Vladimir Herzog divulgou manifesto contra o candidato Jair Bolsonaro. De acordo com a entidade, existe um “cenário de retrocessos e ameaças, discursos de ódio, autoritarismo e preconceito” reificado no candidato do PSL. “Bolsonaro despreza mulheres, negros, indígenas, homossexuais e todos os que lutam em defesa dessas pessoas. Acredita, literalmente, que as minorias têm de se curvar às maiorias e se adequar ou, simplesmente, desaparecer”, completa o texto.
O instituto ainda convocou “todos aqueles que dão valor ao Estado de Direito a, neste domingo (7), manifestarem nas urnas o repúdio a esse projeto que, definitivamente, não converge para um país mais justo e socialmente responsável”. A instituição sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de preservar a memória do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura, conforme dados do relatório da Comissão Nacional da Verdade divulgado em 2014, e promover ações que atraiam a atenção da sociedade aos problemas sociais e econômicos do Brasil com ênfase nas consequências do Golpe de 1964.

"Quem quiser vir, fique à vontade", diz Ibaneis sobre 2º turno

CAIO BARBIERI
06/10/2018 15:07
Líder nas recentes pesquisas de intenções de voto, o candidato ao Governo do Distrito Federal pelo MDB, Ibaneis Rocha, afirmou neste sábado (6/10), em entrevista ao Metrópoles (veja vídeo abaixo), que não buscará apoio dos candidatos derrotados nas eleições de domingo (7), em caso de segundo turno. “Quem quiser vir, fique à vontade. Tem espaço para quem quiser trabalhar pelo Distrito Federal, mas não vou correr atrás de ninguém”, ressaltou.
De acordo com Ibaneis, quem não seguir nas eleições é porque foi rejeitado pela população. Por isso, o advogado não pretende convidar nenhum deles para sua campanha, mas garantiu também não rejeitar os apoios. “Que venha, mas sabendo que não vai ter cargos nem negociação para secretaria. A grande aliança minha é com a população do Distrito Federal”, declarou.

Daciolo vira Homem de Ferro no Twitter: "Glória a Deus!"

INGRED SUHET
06/10/2018 15:06
O candidato ao Palácio do Planalto Cabo Daciolo (Patri) chamou a atenção dos eleitores brasileiros, na manhã deste sábado (6/10), com uma postagem em seu perfil oficial no Twitter. Para pedir votos, o presidenciável publicou animação com cenas do filme O Homem de Ferro e repetiu seu principal bordão destas eleições: “Glória a Deus!”.

O vídeo, que conta com 16 segundos, já foi acessado mais de 500 mil vezes até o início desta tarde. Apesar de estar entre os últimos colocados nas pesquisas de intenções de voto, Daciolo tem se destacado durante o período de campanha eleitoral por seus bordões e declarações em debates.

Haddad tomará café da manhã com petistas, antes de votar em São Paulo

LUCIANA LIMA
06/10/2018 14:18
Antes de votar neste domingo (7/10), o postulante do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, participará de um café da manhã no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Na sede do sindicato – que foi o bunker de Lula nas horas que antecederam sua entrega à prisão, em abril deste ano –, estarão também o candidato petista ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, entre outros concorrentes do partido aos demais cargos.
Ainda pela manhã, Haddad seguirá para a Brazilian International School, no bairro Indianópolis, na capital paulista.
Já a vice na chapa de Haddad, Manuela D’Ávila, votará, pela manhã, no Colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre (RS). Antes, ela também participará de um café da manhã no centro da capital gaúcha, com o candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT, Miguel Rossetto.
A partir das 17 horas deste domingo, Haddad e Manuela se encontram em São Paulo, no Hotel Pestana, no Paraíso, onde acompanharão a contagem dos votos e farão pronunciamentos após o resultados das urnas.

Ciro recorre a novo iOS 12 para motivar eleitores: "Até a Apple Cirou"

BRUNO PERES
06/10/2018 12:53
Empenhado no engajamento de eleitores nas redes sociais, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, recorreu neste sábado (6/10) à mais recente atualização do software iOS, da Apple, para incentivar os eleitores a participarem do movimento #ViraViraCiro. A versão mais atual do sistema operacional coincide com o número de sua candidatura nas urnas.

TRE-DF sorteia e lacra urnas que passarão por testes nas eleições

MATHEUS VENZI
06/10/2018 12:18
Na manhã deste sábado (6/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sorteou seis urnas eletrônicas para passarem pelos testes de segurança do órgão. Três serão testadas em relação à contagem de votos e as outras irão ser verificadas para comprovar a segurança do sistema. O procedimento acontecerá no domingo (7), no mesmo horário da eleição, com o objetivo de assegurar a proteção e veracidade do método de votação.
Os 608 locais de votação estão começando a receber os dispositivos. Ao todo, serão 6.732 urnas espalhadas por todo o DF. A segurança fica por conta da Polícia Militar. As urnas separadas e lacradas para testes (veja o vídeo abaixo) serão repostas pelo TRE-DF nas zonas eleitorais.

Defensores de direitos humanos manifestam apoio a Kokay e Platini

CAIO BARBIERI
05/10/2018 20:22
Cerca de 50 lideranças de movimentos ligados à defesa dos direitos humanos decidiram criar um abaixo-assinado para apoiar as candidaturas da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que concorre à reeleição, e de Michel Platini (PT), ex-presidente do Conselho de Direitos Humanos do DF, à Câmara Legislativa.
“Acreditamos que, mais do que retórica, precisamos de ousadia e de pessoas combativas que reafirmem que não há humanos menos humanos, defendam que as liberdades democráticas precisam seguir garantidas, combatam privilégios próprios de uma elite oportunista que sustenta sistemas de dominação como o machismo, o racismo, a homolesbotransfobia, o ódio”, escrevem.
Para acessar o manifesto, clique aqui.

Mercado exagera no pessimismo com Haddad e no otimismo com Bolsonaro

EUMANO SILVA
05/10/2018 17:03
O mercado financeiro acompanha as tensões da disputa pelo Palácio do Planalto e traça possíveis cenários para a economia do país a partir da posse do próximo presidente da República. O Metrópoles conversou com dois operadores da G2W, credenciada pela multinacional XP Investimentos.
Questionado sobre as incertezas em relação aos candidatos, em especial a Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas, pelas contradições expostas por seu grupo, Carlos Nunes, sócio da empresa, declarou: “Podemos dizer que o mercado parece excessivamente otimista com um possível governo Bolsonaro e demasiadamente pessimista sobre como seria o governo Fernando Haddad”. O postulante do PT é o segundo colocado nas pesquisas eleitorais. “E sempre há oportunidades para investir e multiplicar o patrimônio”, completa Mauro Chuairi, agente autônomo de investimentos, também ligado à G2W.

Abandonado no DF, Alvaro Dias provoca Lula na Feira dos Importados

IAN FERRAZ
05/10/2018 12:18
Candidato à Presidência da República, Alvaro Dias (Podemos) fez campanha em Brasília na manhã desta sexta-feira (5/10). Sem palanque no Distrito Federal, depois que Rogério Rosso (PSD) o abandonou para apoiar Jair Bolsonaro, o postulante ao Palácio do Planalto aproveitou a visita ao DF para provocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante caminhada na Feira dos Importados, Dias mencionou acusações sensíveis envolvendo o PT.
“Lula, quem mandou matar Celso Daniel? E as sete testemunhas do crime? Você sabe!”, dizia o bilhete que Alvaro Dias pretendia enviar ao ex-presidente por intermédio de Fernando Haddad (PT), no debate de quinta-feira (4) promovido pela TV Globo. Prefeito de Santo André à época, Celso Daniel foi assassinado em 2002.


Barilla nega apoio a presidenciável: "Contra os valores da empresa"

IAN FERRAZ
05/10/2018 10:47
Fabricante de massas com alcance mundial, a Barilla divulgou nota para esclarecer que não apoia “um determinado candidato à Presidência da República”. O texto divulgado à imprensa não faz menção a algum presidenciável em específico, mas circula nas redes sociais mensagens onde a marca é citada como apoiadora da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL).
Ao final do texto, a Barilla diz que “desde 2016 possui o grupo Respeito no país, que é composto por funcionários, promovendo a diversidade e inclusão da forma mais ampla: igualdade de gênero, racial, étnica, cultural, LGBTQI+ etc”.

Paulo Chagas recomenda bolsa coletora na testa de presidenciáveis

CAIO BARBIERI
05/10/2018 0:14
Apoiador do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o candidato a governador do Distrito Federal pelo PRP, Paulo Chagas, passou parte do debate da Globo no Twitter, postando críticas aos concorrentes de Bolsonaro que debatiam ideias na noite desta quinta-feira (4/10) na sede da emissora carioca. Primeiro, chamou Guilherme Boulos (PSol), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) de “3 idiotas rejeitados pelo eleitorado”. Depois, publicou que seu presidenciável está com uma bolsa coletora de fezes, após ser esfaqueado no abdômen em 6 de setembro, mas os demais postulantes a presidente deveriam ser submetidos “a uma cirurgia na cabeça, com a colocação de uma bolsa coletora de fezes na testa”. Em tempo: Bolsonaro não foi ao debate, por recomendação médica.
Confira as postagens:

"O candidato Alvaro Dias está bastante confuso", provoca Meirelles

ANA HELENA PAIXÃO
04/10/2018 23:51
Sem a presença do presidenciável do Patriotas, Cabo Daciolo, o debate promovido na noite desta quinta-feira (4/10) pela TV Globo corria o risco de ficar morno todo o tempo. Mas o representante do Podemos na disputa, Alvaro Dias, chamou a atenção nas duas primeiras partes do programa por motivos alheios ao embate de ideias. Primeiro, mostrou-se muito satisfeito em conhecer o mediador William Bonner pessoalmente, e acabou levando uma bronca do jornalista por extrapolar os 30 segundos que tinha para fazer uma pergunta a Henrique Meirelles (MDB). Depois, foi chamado a atenção novamente por Bonner por estar fora da marcação da câmara. Fernando Haddad (PT) aproveitou para dizer que o oponente estava “atrapalhado” nesta noite. Mais tarde, Meirelles conseguiu direito de resposta ao ser acusado de “cúmplice de corrupção” por Dias. Destacando seu currículo profissional na iniciativa privada e no governo federal, o emedebista emendou: “o candidato Alvaro Dias está bastante confuso”.

Alvaro Dias tieta William Bonner durante debate na Globo

ANA HELENA PAIXÃO
04/10/2018 22:23
O presidenciável do Podemos Alvaro Dias estourou o tempo que deveria usar para formular sua primeira pergunta, a Henrique Meirelles (MDB), durante o debate dos presidenciáveis promovido pela Rede Globo na noite desta quinta-feira (4/10). O motivo: ele usou parte do tempo para tietar o apresentador do Jornal Nacional e mediador do debate, jornalista William Bonner. “É a primeira vez que lhe vejo pessoalmente, Bonner”, disse Dias. Visivelmente envaidecido e mesmo com um sorriso no rosto, o apresentador não deixou de cumprir seu papel no embate entre os candidatos a presidente da República: reclamou que o representante do Podemos extrapolou os 30 segundos dados para cada candidato perguntar a um oponente. Dias nem ligou, mas tampouco conseguiu concluir o raciocínio e fazer uma pergunta ao emedebista. Meirelles, então, aproveitou para apresentar propostas de sua candidatura.

Após queda nas pequisas, Cristovam faz apelo para continuar no Senado

CAIO BARBIERI
04/10/2018 19:10
Após a recente queda nas intenções de voto, segundo divulgou o Datafolhanesta quinta-feira (4/10), o senador Cristovam Buarque (PPS) recorreu às redes sociais para fazer um apelo pela renovação de seu mandato. Pelo Twitter, o ex-reitor da Universidade de Brasília disse merecer a reeleição.
“Pelas 21 leis que aprovei, mereço estar no Senado, sobretudo, pelo que vou fazer a partir de agora. Deixei muitos projetos em andamento e se eu sair, morrem. Os senadores que virão não vão se interessar pelos projetos que deixei. É para continuar a luta que quero continuar senador”, registrou.
Reprodução / Twitter

Record vai transmitir entrevista com Bolsonaro durante debate

RAFAELA BENEZ
04/10/2018 19:08
A RecordTV transmitirá entrevista do candidato à Presidência da República do PSL, Jair Bolsonaro, no mesmo horário em que sete dos demais postulantes a presidente participam do último debate eleitoral com presidenciáveis, na TV Globo. Tanto a entrevista de Bolsonaro quando o início do debate estão marcados para irem ao ar às 22h desta quinta-feira (4/10). O deputado federal não participará do embate com seus opositores, segundo ele, por recomendação médica: ainda convalesce de duas cirurgias às quais foi submetido após sofrer um atentado em 6 de setembro. Mas confirmou nas redes sociais participação no Jornal da Record desta noite (veja abaixo).
Edir Macedo, proprietário do Grupo Record, declarou no dia 30 de setembro apoio a Bolsonaro. Em post do Facebook, um internauta questionou: “Queremos saber bispo (sic) do seu posicionamento sobre a eleição pra presidente”. Macedo respondeu de forma direta: “Bolsonaro”.

Daciolo não foi convidado para último debate presidencial

ANA HELENA PAIXÃO
04/10/2018 8:00
O último debate dos presidenciáveis antes do primeiro turno das eleições 2018, que promovido na noite desta quinta-feira (4/10) pela TV Globo, não contará com o candidato que tem garantido momentos impagáveis em embates do tipo. O representante do Patriotas na corrida ao Palácio do Planalto, Cabo Daciolo, sequer foi convidado para o evento. Participam Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad(PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). Jair Bolsonaro (PSL) também está fora, mas porque foi vetado por seus médicos: o deputado federal ainda se recupera do ataque sofrido no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora. Já a ausência de Daciolo se dará porque, conforme a organizadora informou ao Estadão, o partido do militar “não tem representatividade mínima necessária” exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é de cinco integrantes no Congresso Nacional. A notícia é um balde de água fria. O debate da TV Aparecida, que não contou com a presença do político, foi considerado “chatíssimo” pela audiência. Já no último embate, realizado pela Record, o presidenciável foi saudado pelo oponente Henrique Meirelles. O emedebista destacou que a ausência do militar foi sentida no evento anterior. Daciolo terminou o debate da Record profetizando que seria eleito, ainda em 1º turno, com 51% dos votos.

Mesmo após Helio Queiroz desistir, TRE-DF rejeita candidatura de novo

SUZANO ALMEIDA
03/10/2018 20:22
A candidatura de Helio Queiroz (PP) ao Senado foi rejeitada mais uma vez, nesta quarta-feira (3/10), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Desta vez, o motivo foram irregularidades na substituição dos nomes de seus suplentes: Antônio Carlos Cabral Carpintero (PPL) e Lucas Kontoyanis (Avante). Eles não apresentaram, formalmente, os pedidos nem cumpriram o prazo determinado pela Lei Eleitoral.
Com a decisão, o candidato a senador da chapa de Ibaneis Rocha (MDB) não poderá mais realizar atos de campanha nem utilizar recursos públicos. Apesar de o nome de Helio ainda estar nas urnas eletrônicas, os votos do progressista só serão contabilizados se houver despacho diferente por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo que posterior ao primeiro turno.
Helio Queiroz já havia desistido da candidatura. Antes, porém, ele havia perdido o direito de se candidatar por não ter se descompatibilizado, dentro do prazo legal, do sindicato ao qual presidia e por ter sido sócio de uma empresa de comunicação condenada em 2010 por doação acima do limite legal previsto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário