quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Dia Mundial da Alimentação é comemorado com ações educativas em Goiânia


Atualizado em 16/10/2018 15:15
Atividades previstas nas unidades abordam temas sobre segurança alimentar e nutrição



Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta terça-feira 16, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza uma série de ações de conscientização sobre a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis. 
As atividades são voltadas para servidores e público em geral, mas grupos de idosos, gestantes, adolescentes e tabagistas terão atenção especial.  
 '' A proposta da SMS é orientar sobre a necessidade de buscar um estilo de vida saudável. E para comprovar a importância disso, umas de nossas medidas será explicar à comunidade sobre  a quantidade de açúcar e gordura existente nos alimentos industrializados'', explica  a gerente de Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis da SMS, Daniela Teixeira.
 O Dia Mundial da Alimentação de 2018 tem como tema “Um mundo fome zero para 2030 é possível'' . Lançado pela Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância de ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos e para a necessidade de desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
 ''Esse é o  momento de mobilização para entendermos a complexidade deste tema que interfere em vários setores sociais e precisam de medidas de controle'',  lembra Daniela teixeira.
 NúmerosUma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do Brasil apontou que 54,05% da população do país está com excesso de peso. Em Goiânia, o percentual ficou abaixo da média nacional apresentando 50,7%, sendo que desse número 54,8% corresponde ao público masculino, e 47,2% feminino. A pesquisa demonstrou ainda que 17,9% da população da Capital são classificados como obesos. 
 No consumo regular de frutas e hortaliças em cinco ou mais vezes por semana, Goiânia apresentou o índice de 37,1%, percentual que está acima da média nacional de 34,6%. Já no consumo de refrigerantes em cinco ou mais vezes por semana, a Capital apresenta 15,1% enquanto a média nacional está abaixo com 14,6%. Os números são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2017 (Vigitel).
 A programação será realizada durante o mês de outubro  em diferentes Distritos Sanitários da Capital.   
Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde
Foto: Divulgação

Voltar
Endereço: Av. do Cerrado n° 999 Bl.'F'  - APM 09 - Park Lozandes - Goiânia/GO - CEP: 74884-092
Fones: 3524-1000  /  3524-1001
          3524-1002  /  3524-1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário