TEMPO DF
Há risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e choques, diz Inmet. Em caso de perigo, morador deve entrar em contato pelo número 193.
Há risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e choques, diz Inmet. Em caso de perigo, morador deve entrar em contato pelo número 193.
Chuva no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília, nesta quinta-feira (25) — Foto: Luiza Garonce/G1
A Defesa Civil emitiu um alerta de "chuvas intensas" para o Distrito Federal de quinta-feira (25) a domingo (28). A mensagem foi enviada aos moradores cadastrados no sistema de aviso de desastres naturais por SMS (saiba como cadastrar seu telefone).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um aviso de perigo potencial.
Por volta das 14h, moradores já haviam registrado ocorrência de chuvas em Águas Claras, Ceilândia, Cruzeiro, Planaltina, Plano Piloto, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga.
De acordo com a Defesa Civil, em mensagem enviada às 13h17 de sexta-feira, há "risco moderado de ocorrência meteorológica adversa dentro das próximas 72 horas". Em caso de risco, a Defesa Civil orienta que o morador entre em contato pelo telefone 193.
O Inmet, por sua vez, renovou o alerta de perigo potencial para o DF – o aviso atual é válido das 12h47 desta sexta às 7h de sábado. Este é o segundo dia seguido que o instituto lança o alerta amarelo.
O alerta cita "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". Há, ainda, possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, e chuvas de até 50 milímetros neste período.
A estação do Inmet no Sudoeste registrou 152,1 milímetros de chuva de 1º a 24 de outubro. Com a previsão dos próximos dias, a expectativa é de que o acumulado supere a média esperada para o mês, de 159,8 mm.
Na avenida principal do Setor Sol Nascente, em Ceilândia, a rua ficou alagada após 50 minutos de chuva (veja vídeo acima). "A Caesb fez obras para colocar uma rede de esgoto, mas, por causa disso, ficamos sem asfalto", disse ao G1 o técnico em refrigeração Luciano de Sousa, de 43 anos.
Chuva forte com rajadas de vento assustam os moradores de Santa Maria, no DF
A chuva forte também foi registrada em Santa Maria. Até o momento da gravação do vídeo, porém, nenhum transtorno havia sido registrado na Avenida Alagados (veja acima). "Aqui é a parte norte. Na parte sul da cidade é que fica complicado quando chove forte assim", contou o aposentado Domingos Arruda, de 63 anos.
Cuidados
Diante do alerta amarelo, o Inmet faz as seguintes recomendações:
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas;
- Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda.
G1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário