segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Complexo do Chapadão: em nova visita, Crivella determina atenção especial aos moradores

Complexo do Chapadão: em nova visita, Crivella determina atenção especial aos moradores

08/10/2018 09:40:00

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, esteve nesta sexta-feira, dia 5/10, na comunidade do Sovaco, no Complexo do Chapadão, em Anchieta, zona Norte da cidade. É a segunda visita consecutiva que o prefeito visita a comunidade, que integra um dos maiores complexos de favelas da cidade e se estende por cinco bairros da região – Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. Reunido com líderes comunitários, secretários municipais e uma equipe multidisciplinar de técnicos da Prefeitura, Crivella solicitou a realização de estudos de viabilidade de seis projetos de infraestrutura para o local.
 
 
Tenho uma preocupação especial com o Complexo do Chapadão, acredito que a região foi negligenciada por muito tempo. O Rio de Janeiro gastou bilhões nas Olimpíadas, nas grandes obras da Zona Sul. Neste período, infelizmente, as comunidades ficaram abandonadas. E o que significa esse abandono? Significa falta de infraestrutura, doenças, desemprego, violência, ou seja, todo tipo de problema. Vamos mudar essa realidade. A Prefeitura vai entrar aqui no Complexo do Chapadão e resgatar esse tempo perdido, essa dívida do passado. Isso é cuidar das pessoas - comentou o prefeito.  
 
 
Na visita de hoje, a primeira reivindicação se refere à conclusão da ligação definitiva da rede de água da Cedae com a adutora já existente para abastecer o castelo d'água da comunidade.
 
 
– São apenas 20 metros de obra para interligar definitivamente os dois sistemas e beneficiar milhares de moradores. Isso é uma agonia que não deveríamos ter. É lamentável que isso ainda não tenha sido ainda realizado. Vou trabalhar para sanar esse problema. Como é uma obra da Cedae, vamos conversar com o governador - disse Crivella.  
 
 
A outra reivindicação é uma área de lazer para a comunidade. O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sebastião Bruno, explicou que a Prefeitura vai desenvolver um projeto para interligar duas praças em pontos distintos da comunidade. "Vamos fazer o projeto de uma grande área de lazer, com espaço para caminhadas, com a mata ligando essas duas praças que serão revitalizadas pela Prefeitura", afirmou o secretário.
O terceiro projeto será para a reconstrução da rede de esgoto num trecho da comunidade. Segundo o secretário Bruno, este é um trabalho que, quando concluído, dependerá de uma mudança de postura de alguns moradores para ter uma vida útil longa. Hoje, muita gente faz ligações clandestinas que acabam danificando a tubulação. "Vamos fazer um projeto para reconstrução da rede, resolvendo o problema das ligações irregulares", contou o secretário.
 
 
Em Costa Barros, meta é canalizar valões
 
Na última quinta-feira, dia 4/10, Crivella também esteve no Chapadão, mas em outro trecho da comunidade, em Costa Barros. No local, a maior queixa dos moradores é sobre a canalização de um valão que corta parte da comunidade e é fonte de problemas antigos, como enchentes – principalmente no período das chuvas fortes de verão –, mau cheiro e doenças. Por conta da localização do valão, cercado de moradias, o que exigirá o reassentamento de famílias, técnicos da Rio Águas e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação adiantaram que a obra será complexa e deve exigir investimentos na ordem de R$ 40 milhões.
 
Para levar a ideia à frente, o prefeito determinou a elaboração de um estudo de viabilidade para ser apresentado em Brasília, onde buscará verbas para realizar o saneamento da localidade.
 
Do encontro com líderes comunitários, o prefeito Marcelo Crivella ainda determinou a elaboração de outros dois projetos: a implantação de rede de esgoto e reforma de campo de futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário