Redação Semus
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, sendo que, por ano, 8,8 milhões de pacientes morrem. A OMS aponta ainda que aproximadamente 14 milhões de novos casos são registrados por ano no mundo e que as notificações devem subir 70% nas próximas duas décadas. Por isso, todos os anos a Prefeitura de Palmas adere aos movimentos mundiais Outubro Rosa e Novembro Azul, buscando prevenir e diagnosticar precocemente os cânceres que mais acometem mulheres e homens.
Na manhã desta terça, 09, no Centro de Saúde da Comunidade da Arne 53, foi aberta oficialmente a programação do Outubro Rosa - Novembro Azul. Durante esses dois meses, todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade intensificam suas ações de chamamento da comunidade para realizar exames de Preventivo de Câncer de Colo de Útero (PCCU), exames de mamas com encaminhamentos para mamografias nos casos que se fizerem necessários, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de receberem orientações sobre prevenção do câncer de mama, colo de útero e de próstata e participar de outras atividades educativas.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Borini, aproveitou para pedir aos agentes comunitários de saúde que mobilizem a população. “Esse momento simbólico é voltado para a prevenção e isso é bom porque reduz a necessidade de procedimentos mais complexos. Por isso, peço aos agentes de saúde que levem essa mensagem, falem que a unidade está aberta para que a gente identifique os casos precocemente”, ressaltou.
A secretária municipal do Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, representando a prefeita Cínthia Ribeiro, destacou o atendimento humanizado característico da rede municipal de saúde. “Esse cuidado com as pessoas, essa vontade de acolher, a humanização dos processos, são o diferencial da nossa rede de saúde e é importante que continue para que a prevenção entre homens e mulheres seja de 100%”, disse.
Cleis Barbosa foi ao CSC da Arne 53 para uma consulta de rotina. Gerente de uma loja de vestuário, ela é cadeirante há 11 anos e conta que a equipe de saúde da família vai até sua casa para fazer a coleta do PCCU. “Eu já tenho 40 anos e a minha sensibilidade é toda alterada, e se eu não fizer o preventivo, eu posso ter algum tipo de doença e não perceber por conta da minha falta de sensibilidade, então pra mim é importante fazer uma vez ao ano conforme o médico recomendou e a equipe de saúde colhe o preventivo em casa, todos os anos”, contou, elogiando a agente de saúde Carmelize Lira que, sempre que necessário, agenda as consultas para ela e avisa da chegada dos insumos e medicamentos.
“É o meu trabalho, eu me coloco à disposição de todos os moradores. Eles têm meu telefone, me ligam sempre que precisam e eu nunca deixo de atender, de tirar uma dúvida, agendar consulta, vê se chegou resultado de exames, insumos, medicamentos”, ressalta Carmelize, que divulga no grupo de whatsapp da quadra as ações do CSC.
Homens
A equipe de saúde do CSC da Arne 53, a partir da próxima semana realizará o atendimento noturno uma vez na semana para atender o público masculino. Serão ofertadas consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para ISTs, palestras e exames como PSA (exame de próstata) com o qual é possível identificar algum fator de risco para esse tipo de câncer. “Vamos mobilizar o público masculino da nossa área de abrangência, mas é importante que o homem procure o centro de saúde não só quando tem algum problema. É sempre bom que ele tenha o hábito de buscar o atendimento para prevenir doenças”, ressaltou o enfermeiro residente, Halanderlar Santana.
Edição e postagem: Lorena Karlla
Nenhum comentário:
Postar um comentário