terça-feira, 18 de setembro de 2018

Setembro Dourado conscientiza sobre câncer infantil com apoio de órgãos estaduais

Setembro Dourado conscientiza sobre câncer infantil com apoio de órgãos estaduais

Publicação: 
setembro dourado leão e kids
Saúde também está apoiando o Setembro Dourado com a divulgação dos sintomas em postos de saúde e hospitais - Foto: Dyessica Abadi/Especial Palácio Piratini
A luta de quase 30 anos pela prevenção e conscientização sobre o câncer infantojuvenil no Rio Grande do Sul recebeu, nesta terça-feira (18), mais força e poderosos aliados. No Palácio Piratini, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) comemorou em solenidade o apoio institucional recebido do governo do Estado na campanha pelo Setembro Dourado, que busca conscientizar a população sobre a doença, que já é considerada a primeira causa de mortalidade em crianças e adolescentes de um a 18 anos no Brasil. O Setembro Dourado deve receber apoio também dos poderes Legislativo e Judiciário.
Maior divulgação se dá pelo trabalho de carinho e acolhimento de envolvidos na organização sem fins lucrativos na luta contra o câncer, que avança ao longo dos anos. Segundo o diretor do Conselho Deliberativo do ICI-RS, o jornalista Lauro Quadros, os índices de cura passaram de 40% para 70% nos últimos anos. “É por causa do diagnóstico precoce que conseguimos fazer com que os índices melhorassem. Mas só o diagnóstico não funciona, é preciso colaborar com o tratamento e dar continuidade também”, afirmou Quadros.
Setembro dourado grupo
Participação da secretária Maria Helena junto às crianças que recebem cuidados - Foto: Dyessica Abadi/Especial Palácio Piratini
“Receber o diagnóstico de câncer é realmente difícil, mas graças aos avanços da pesquisa e das possibilidades de cura, a esperança é ainda maior agora. A gente sabe o quanto um exame bem feito e um resultado real podem ser fundamentais. Neste ano, o Instituto nos procurou buscando apoio e agradecemos aos órgãos que atenderam nosso pedido. As nossas escolas também, e as Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar (Cipaves), trabalham e vão continuar trabalhando nas salas de aula pela conscientização dos sintomas do câncer infantojuvenil”, ressaltou a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori.

Setembro dourado
Maior divulgação se dá pelo trabalho de carinho e acolhimento de envolvidos na organização sem fins lucrativos - Foto: Dyessica Abadi/Especial Palácio Piratini
Além da Secretaria da Educação, a da Saúde também está apoiando o Setembro Dourado com a divulgação dos sintomas em postos de saúde e hospitais. A Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas e o Ministério Público, por exemplo, são algumas das instituições que também estão divulgando a campanha. “Estaremos engajados na mobilização social e voltaremos a nossa atenção, não só nesse mês, mas em todo os anos nos detalhes, porque eles salvam vidas”, reiterou Maria Helena.

Antes do evento que comemorou a parceria, um grupo de cerca de 30 pacientes e familiares, além de colaboradores do Instituto, foram recebidos com uma visita guiada pela servidora Ângela Chaves dos Santos. A história da sede do governo do Rio Grande do Sul foi contada pela primeira vez à comitiva. Do saguão principal ao terraço sobre a Ala Residencial, as crianças e jovens conheceram um pouco sobre os carros históricos que guiaram os primeiros governadores gaúchos; os quadros de Aldo Locatelli nos salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini; e foram recepcionados no gabinete oficial do governador, lugar de onde saem as principais decisões do Piratini, em abertura exclusiva para a visita.
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 18.09.2018: No Palácio Piratini, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) comemorou em solenidade nesta terça-feira (18) o apoio institucional recebido do governo do Estado na campanha pelo Setembro Dourado, que busca conscientizar a
A história da sede do governo do Rio Grande do Sul foi contada pela primeira vez à comitiva - Foto: Dyessica Abadi
A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob a regência do maestro Telmo Jaconi, finalizou o dia em alusão ao Setembro Dourado com apresentação das músicas Aquarela e A Bela e A Fera.


Sintomas
O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de um a 18 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no país, dos quais 80% possuem chance de cura, se diagnosticados precocemente.
Para prevenir, o Instituto alerta pais, familiares e pessoas próximas às crianças e adolescentes para os sintomas, que são: cansaço e palidez; dores de cabeça e vômitos; perda significativa de peso, caroços no corpo, febre prolongada sem causa aparente; sangramento do nariz ou gengiva; dores nos ossos; manchas roxas na pele ou sangramentos; aumento de tamanho de barriga; reflexo branco nas pupilas; diminuição da visão ou perda de equilíbrio e dor generalizada sem causa aparente.
Sobre o instituto
Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Por meio do instituto, os pacientes de diversos centros oncológicos contam com apoio multiprofissional (pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico, entre outros).

As famílias também recebem apoio social com auxílios de vestuário, calçados e alimentos.
Desde 2008, o instituto mantém a Central de Doações, que apresenta o ICI e seus projetos para a comunidade, buscando o apoio à causa, para transformá-las em realidade. Informações sobre como doar no telefone 51 3331.8704, pelo e-mail ici@ici.ong e no site www.reparenodetalhe.com.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário