Uma das leguminosas indicadas para o período é a lablab, que tem dupla aptidão, pois pode ser utilizada como adubo verde e também forrageira para alimentação animal via pastejo ou cocho

O início do plantio das sementes de adubação verde de verão está próximo e os produtores já estão se organizando para conseguirem os melhores resultados da prática. Uma das leguminosas indicadas para o período é a lablab, que tem dupla aptidão, pois pode ser utilizada como adubo verde e também forrageira para alimentação animal via pastejo ou cocho.
De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, como adubo verde, a lablab é indicada para rotação com milho, sorgo e consórcio com plantas perenes, principalmente citros. “Além disso, é um excelente banco de proteínas para animais, mas o consumo excessivo provoca timpanismo no gado”, explica.
A planta tem boa adaptabilidade pois apresenta tolerância alta à seca e é um excelente fixador de nitrogênio no solo, o que aumenta a fertilidade e a produtividade das culturas consorciadas ou plantadas em rotação.
O diretor também destaca que a adubação verde diminui a utilização de adubos e defensivos químicos, promovendo uma agricultura de baixo impacto ambiental e à saúde. “A prática pode também ser utilizada por produtores orgânicos certificados.”
A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de lablab e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.
Data de Publicação: 28/09/2018 às 13:00hs
Fonte: Piraí Sementes
Fonte: Piraí Sementes

Nenhum comentário:
Postar um comentário