LIVROS
05/09/2018 21:25
O juiz federal Marcos Mairton lançou na noite desta quarta-feira (5), no Espaço Cultural STJ, o livro Breves Anotações de um Andarilho, que reúne contos curtos, com pouco mais de uma dúzia de palavras, nos quais retrata um rico universo cotidiano, às vezes de modo tocante, às vezes de modo misterioso.
Marcos Mairton afirmou que sempre gostou de escrever e que sua atividade literária começou antes da magistratura. “Eu escrevia literatura de cordel e poesia. Agora estou tentando esse formato curto”, disse. Segundo o juiz, o que o inspirou a escrever histórias com poucas linhas foi o Twitter. “Coloquei alguns dos meus contos nesse formato e gostei do resultado. Meu livro é uma coletânea dessas histórias”, explicou.
Para o autor, literatura e direito são complementares. “Como juiz, vi muitas situações que me inspiraram a escrever; por outro lado, a literatura me ajuda a ter sensibilidade nos julgamentos”, declarou.
Espírito e humanismo
Entre as personalidades do meio jurídico que prestigiaram o lançamento estavam a ministra Maria Thereza de Assis Moura, vice-presidente do STJ, e o ministro Raul Araújo.
“Além de ser um grande magistrado, ele é um autor talentoso e tem uma produção literária dotada de muito espírito e humanismo, adornados por pitadas de um humor inteligente e sensibilidade”, disse o ministro.
A noite de lançamento contou com a apresentação do músico Márcio Barbosa Maia, que também é juiz federal. “Já havia feito um lançamento com o juiz Mairton no TRF1 e fiquei muito feliz de ter a chance de repetir a parceria no STJ”, declarou. Na ocasião, Marcos Mairton também declamou poemas de Cecília Meireles e outros autores.
stj
Nenhum comentário:
Postar um comentário