quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Estudantes da rede municipal de São Luís participam de projeto sobre sustentabilidade

Estudantes da rede municipal de São Luís participam de projeto sobre sustentabilidade

Prefeitura, Ministério da Cultura, Alumar e Alcoa realizam, no Anjo da Guarda, edição do projeto Conexão Sutentabilidade com exibição de filmes, teatro e atividades lúdicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Prefeitura, Ministério da Cultura, alumar e Alcoa leva lições de sustentabilidade para estudantes da rede municipalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Alumar, Ministério da Cultura e Alcoa está realizando, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), na Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda, a Conexão Sustentável Alcoa, com a participação de escolas da rede municipal. As atividades são abertas para a comunidade e acontecem também entre os dias 11 a 14 de setembro, na Unidade de Serviço e Aprendizagem Industrial (Senai), na BR-135, Distrito Industrial.
O projeto Conexão Sustentável Alcoa tem como seu principal objetivo a propagação da cultura e do conhecimento sobre sustentabilidade para alunos e comunidades por meio de atividades lúdicas, através do teatro e do cinema. Esta é a quarta edição do projeto que já contabilizada cerca de 14 mil pessoas beneficiadas com a ação. Além de São Luís, a programação contemplou os estados de São Paulo e Minas Gerais e ainda passará por Belém (PA).
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto vem com uma estrutura que comporta um palco móvel e uma arena para até 250 espectadores, além de uma tela de cinema de 120 polegadas. Na programação, eventos relacionados à sustentabilidade, reciclagem, cuidado com o planeta e ao consumo consciente abordados através de teatro, música e cinema. Participam com apresentações teatrais a Cia. Casa do Bispo Atelier e os palhaços Félix & Cia. Na programação, oficinas de reciclagem e o uso de tabletes com jogos educativos disponíveis na estrutura da arena durante os intervalos das apresentações, além da exibição de filmes ao ar livre.
Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, esse tipo de atividade é muito importante para o crescimento do estudante. "Estou muito satisfeito pela realização de mais uma edição desse projeto e da participação de nossas escolas, essa atividade será fundamental para ajudar os alunos no conhecimento e importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente", pontuou.
A supervisora do Departamento de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos, ressaltou a parceria. "Nós queremos levar diversão e conhecimento para os alunos através de oficinas e peças teatrais, em locais com uma dificuldade maior de acesso à cultura. Porque tratamos de vários temas como reciclagem e sustentabilidade. E essa parceria com a Semed tem sido muito produtiva, esta já é a quarta edição".
APRENDIZADO
A estudante Alana Beatriz, do 8º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Madeira, falou da importância da atividade. "Estou achando muito legal e muito interessante, porque aqui nós estamos aprendendo várias coisas que muitas vezes esquecemos de fazer no dia a dia, como por exemplo, economizar energia, não sujar o meio ambiente, e espero que isso continue evoluindo cada dia mais".
A técnica do Núcleo de Educação e Cultura (NEC) da Semed, Giuliana Bastos, ressaltou a importância da parceria e atividades culturais no aprendizado. "Essas atividades em parceria com a Alumar e a Alcoa vêm para nos ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproximando-o de atividades culturais. Por dia, vão passar por aqui cerca de 250 estudantes da rede municipal nos turnos da manhã e da tarde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário