quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Escolas municipais ultrapassam meta do IDEB 2017 e atingem projeção para 2021



48 escolas municipais foram avaliadas e 32 alcançaram ou superaram a meta projetada para 2017; 17 alcançaram meta de 2021
 Jornalista: Jéssica Costa 

A Rede Municipal de Ensino é referência quando se fala em educação e, pela terceira vez consecutiva desde 2013, na gestão da prefeita Teresa Surita, as escolas superam a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Boa Vista obteve a nota 5.8 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta para 2017, que era 5.6.

O resultado apontou que, das 48 escolas municipais avaliadas pela Prova Brasil (instrumento de avaliação do IDEB) em 2017, 32 alcançaram ou ultrapassaram a meta projetada para o ano de 2017. Destas, 27 ultrapassaram o IDEB projetado e 17 alcançaram a meta projetada para o ano de 2021.

A secretária municipal de Educação, Keila Tomé, fez uma análise do avanço na educação municipal nos últimos anos. “É preciso analisarmos o município de Boa Vista dentro do contexto nacional, levando em consideração todas as dificuldades vivenciadas nacionalmente e no município. Em 2013, a meta projetada era 5.0 e alcançamos 5.3, um crescimento de 3 pontos percentuais. Em 2015, a meta era 5.3 e atingimos 5.5, crescendo mais dois pontos. Em 2017, a meta era 5.6 e alcançamos 5.8”, ressaltou.

A prefeita Teresa Surita garante que a educação é tema prioritário na gestão. “O fato de estarmos em constante crescimento e nos mantermos na linha é gratificante, resultado de um trabalho coletivo que demonstra o compromisso de todos, principalmente dos gestores, professores e colaboradores da educação. Esse avanço significativo é fruto de muito trabalho e planejamento dentro e fora de sala de aula”, afirma.

 

Boa Vista ganhou 32 novas unidades de ensino nos últimos cinco anos

A prefeita Teresa Surita entregou, desde 2013, 32 novas unidades de ensino em vários bairros de Boa Vista. Foram escolas, Casas Mães e Proinfâncias. Todas com estruturas modernas, seguras, salas lúdicas e profissionais capacitados. “Hoje, milhares de crianças estudam mais perto de casa, o que fez diminuir o tempo de percurso, garante mais economia aos pais com transporte, e, consequentemente, facilita na aprendizagem, pois os alunos chegam menos cansados e no horário correto”, completa a prefeita.

Com mais escolas perto de casa, a frequência escolar ultrapassa os 90%.

Com os investimentos na Educação, a Prefeitura de Boa Vista aumentou em 282% o número de vagas nas pré-escolas. Em 2013, se atendia pouco mais de 1,4 mil alunos desta série escolar. Atualmente, são mais de 5,4 mil matriculados em toda a rede. Hoje 100% dos alunos com deficiência estão incluídos na rotina das escolas.


 

Robótica nas escolas estimula alunos a buscarem novos conhecimentos

Boa Vista é destaque no país como a única cidade a implantar estudo por meio de robótica em todas as escolas. São equipamentos manipuláveis, de acordo com a idade, que estão auxiliando no aprendizado das crianças e as estimulando a buscarem cada vez mais conhecimento.

Na hora de aprender, as crianças que estudam na rede municipal de ensino também têm o auxílio de mesas pedagógicas e das tecnologias como notebooks e tablets. “O uso de equipamentos e dessas novas linguagens está presente no nosso dia a dia e as crianças já crescem familiarizadas neste meio. Investir em novos métodos de ensino faz com que as crianças se interessem cada vez mais em estar dentro de sala de aula”, garante a prefeita.


 

Evolução do ensino de Boa Vista no IDEB


2013
2015
2017
Metas projetadas
5.0
5.3
5.6
IDEB alcançado
5.3
5.5
5.8


ESCOLA
IDEB
ALCANÇADO
2017
ESCOLA MUNICIPAL PINGO DE GENTE
6.8
ESCOLA MUNICIPAL PROFESORA EDSONINA DE BARROS VILLA
6.6
ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS
6.6
ESCOLA MUNICIPAL VOVÓ JULIA
6.5
ESCOLA MUNICIPAL CENTENÁRIO DE BOA VISTA
6.5
ESCOLA MUNICIPAL AQUILINO DA MOTA DUARTE
6.4
ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO CASSIO DE MORAES
6.4
ESCOLA MUNICIPAL MENINO DE JESUS
6.3
ESCOLA MUNICIPAL NOVA CANAA
6.3
ESCOLA MUNICIPAL MARTINHA THURY VIEIRA
6.3
ESCOLA MUNICIPAL PROF CARLOS RAIMUNDO RODRIGUES
6.3
ESCOLA MUNICIPAL PROFª CARMEM EUGENIA MACAGGI
6.3
ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE SOUZA BRIGLIA
6.3
ESCOLA MUNICIPAL JANIO DA SILVA QUADROS
6.2
ESCOLA MUNICIPAL MARIA TERESA MACIEL DA SILVEIRA MELO
6.2
ESCOLA MUNICIPAL FREI ARTUR AGOSTINI
6.2
ESCOLA MUNICIPAL DALICIO FARIA FILHO
6.1
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA GERTRUDES MOTA DE LIMA
5.9
ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO FELIZ
5.9
ESCOLA MUNICIPAL JOSE DAVID FEITOSA NETO
5.8
ESCOLA MUNICIPAL LEILA MARIA DA SILVEIRA
5.8
ESCOLA MUNICIPAL RUJANE SEVERIANO DOS SANTOS
5.8
ESCOLA MUNICIPAL MARIA GONCALVES VIEIRA
5.8
ESCOLA MUNICIPAL JUSLANY DE SOUZA FLORES
5.7
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR
5.7
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA FRANCISCA DA SILVA LEMOS
5.7
ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS DE PRAGA
5.7
ESCOLA MUNICIPAL IOLADIO BATISTA DA SILVA
5.6
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CANARA
5.6
ESCOLA MUNICIPAL ANA SANDRA NASCIMENTO QUEIROZ
5.6
ESCOLA MUNICIPAL BALDUINO WOTTRICH
5.6
ESCOLA MUNICIPAL DELACIR DE MELO LIMA
5.6

* Verde: superaram meta de 2017 e alcançaram a meta projetada para 2021
* Amarelo: superaram meta de 2017 e alcançaram a meta projetada para 2019
* Laranja: alcançaram ou superaram a meta de 2017

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O IDEB é o resultado da Prova Brasil, que acontece de dois em dois anos (sempre em anos ímpares) com alunos das redes públicas e particulares. A avaliação é feita com alunos das 4ª's séries ou 5º's anos e 8ª's séries ou 9º's anos do Ensino Fundamental e dos 3º's anos do Ensino Médio. Com o IDEB, cada escola brasileira de Ensino Fundamental e Médio obtém uma nota e uma meta já projetada pelo MEC. O resultado sempre é divulgado no ano seguinte ao da aplicação da Prova Brasil.

 

Para calcular o indicador da qualidade do ensino, o governo combina informações de desempenho dos estudantes em exames padronizados em todo o país, a Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar, ou seja, número de alunos aprovados. A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário