Segurança
05/09/2018 14h45
A Defesa Civil atuou em atendimento a famílias em áreas de risco, além de contribuir com corte de árvores, resultado das fortes chuvas.
Jornalista: Naira Sousa
Apesar do inverno rigoroso em Boa Vista, a Defesa Civil Municipal registrou uma redução de 50% nos relatórios de ocorrências na capital, comparando com o mesmo período do ano passado. Segundo a instituição, as medidas adotadas pela Prefeitura de Boa Vista desde 2013, contribuíram para os resultados positivos.
Até o momento, os agentes atuaram em 151 chamados, destes, apenas seis relacionados às famílias desalojadas. Os demais casos envolvem quedas de árvores e vistorias residenciais. Segundo Amarildo Gomes, diretor da Defesa Civil Municipal, a retirada de famílias das áreas de risco no Caetano Filho, o Beiral, contribuiu para a redução no número de desabrigados e desalojados.
“Existem vários fatores que somaram para esses resultados positivos, como, por exemplo, a desocupação do ‘Beiral’ e as obras de drenagem em diversos bairros. Isso porque a Prefeitura, com base em outros invernos, conseguiu evitar que problemas maiores acontecessem”, disse.
Além das ocorrências, a Defesa Civil vem monitorando a quantidade de chuva que tem caído, por meio dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos estão situados próximos às áreas de risco, como rios e igarapés nos bairros Calungá, Pricumã, Caranã, Paraviana e num ponto estratégico localizado na Vila Olímpica Roberto Marinho.
Amarildo ressalta que o objetivo dessa nova ferramenta tecnológica é a obtenção em tempo real de dados pluviométricos, hidrológicos e geotécnicos. “Fazemos o compartilhamento de informações a fim de propiciar ações de monitoramento e alerta de desastres naturais em áreas de risco, contribuindo para ações preventivas das Defesas Civis tanto do município, quanto do Estado e do Governo Federal. E consequentemente, minimizar o número de vítimas e os danos materiais decorrentes de desastres naturais”, explicou.
Parque do Rio Branco – A área de interesse social Caetano Filho foi desocupada em 2017 para a Prefeitura de Boa Vista dar início ao projeto “Parque do Rio Branco”. Os dados mostram que em 2017, 67 famílias ficaram desalojadas, um total de 96 pessoas, maioria residia no Beiral. Neste ano, até o momento, apenas seis famílias tiveram que abandonar temporariamente sua habitação, por conta de estarem próximas a igarapés e rios, locais inapropriados para construção de residências.
Drenagem – Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista vem executando diversas obras para melhorar a infraestrutura da cidade. Entre elas estão mais de 110 km de drenagem de ruas e avenidas, além de 25 pontos de alagamento corrigidos e mais de 100 ruas pavimentadas onde não havia asfalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário