domingo, 30 de setembro de 2018

CMEIs realizam piquenique literário incentivando a leitura em espaços abertos

SEMEC - LEITURA


Famílias dos alunos também participaram da ação
28/09/2018 - 11h21 Imprimir Envie por e-mail
CMEIs realizam piquenique literário incentivando a leitura em espaços abertos
Com o objetivo de dar ênfase à leitura como competência primordial na alfabetização das crianças as Unidades de Ensino Municipal estão realizando atividades de incentivo à leitura através do Projeto Piquenique da Leitura.

A atividade é parte da série de iniciativas da Rede Municipal de Educação para alfabetizar as crianças cada vez mais cedo, estimulando leitura e escrita. Momentos de leitura diários estão entre as principais atividades neste sentido.

No Centro Municipal de Educação Infantil Tio Alessandro a ação envolveu professores, alunos e familiares. As crianças participaram de momentos divertidos, envolvendo dinâmicas, atividade teatral, musical, leitura de poesias e poemas, além de roda de leitura e espaço de pintura. A Emília e o Visconde vieram diretamente do Sítio de Lobato para comandar a festa. Cachinhos Dourados mandou uma carta que foi lida pelos alunos do 2° período.

“Durante a atividade apreciamos a leitura do varal de poemas, em seguida brincamos de pescaria inteligente e formamos palavras através do ditado estourado. Foi uma maravilha”, disse empolgada Solange Alves Ferreira, diretora do CMEI.

A gestora conta que as famílias também participaram, emocionando a todos com suas cartas. “As mamães e os papais escreveram lindas cartas endereçadas a esses pequenos , o que deixou todos emocionados”, disse.

Já as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny participaram de uma agradável manhã de leitura ao ar livre. O piquenique literário foi um momento de diversão, aprendizado e inspiração.

O gramado foi tomado pelas toalhas multicoloridas, que eram verdadeiros convites para as crianças se sentirem à vontade com as leituras. No cardápio, histórias musicadas e teatro de fantoches para dar vida aos personagens.

Segundo a diretora Carla Maia, o momento foi de compartilhar alegria. “Trouxemos a biblioteca da escola para o gramado, onde as crianças se envolveram em um ambiente de leitura fora da sala de aula, algo que estamos estimulando como hábito. Os livros inspiraram o faz de conta em cada cantinho. Buscamos envolver as crianças como protagonistas em todos os nossos projetos”, conta.





Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário