quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Assistentes de alfabetização participam de oficina de planejamento

SEMEC - EDUCAÇÃO


A ação faz parte da série de iniciativas para fortalecer o processo de alfabetização
05/09/2018 - 15h12 Imprimir Envie por e-mail
Assistentes de alfabetização participam de oficina de planejamento
Créditos: Ascom
As unidades de ensino da Prefeitura de Teresina estão realizando ações com o objetivo de alfabetizar as crianças até os 6 anos de idade. E para alcançar os resultados, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniu nesta quarta-feira (05), 86 Assistentes de Alfabetização para participarem da ‘Oficina de Planejamento’. Estes docentes irão dar suporte aos professores titulares com crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

A oficina tem como objetivo capacitar os assistentes de alfabetização que irão trabalhar com os alunos dos níveis de escritas pré-silábica e silábica. Durante o encontro, foram realizadas análises de amostras de escritas buscando identificar o que os alunos sabem sobre a escrita, além de vivenciarem estratégias para a superação dos níveis pré-silábica e silábica.

Segundo Carmem Portela, coordenadora de Alfabetização na Semec, a ideia é fortalecer ainda mais as escolas. “Com as capacitações oferecidas aos assistentes de alfabetização, eles poderão oferecer um maior suporte aos professores titulares. Utilizando a dinâmica ‘Meu desafio na palma da mão’, os assistentes de alfabetização realizarão atividades especificas com cinco crianças que estejam sob sua responsabilidade visando alfabetizá-las até o final do ano”, explica à coordenadora.

As ações fazem parte do Programa Alfabetiza Teresina, uma política pública da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em colaboração com as escolas do município, onde o objetivo é alfabetizar 100% dos alunos matriculados nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O projeto apoia as escolas na formulação e implementação de ações voltadas para o aprendizado dos alunos no ciclo de alfabetização, que começa ainda na Educação Infantil.

Os assistentes são graduados ou estudantes de licenciatura ou pedagogia com experiência em apoio à docência. Além de passarem por um teste seletivo, participam de capacitações para compreenderem melhor seu papel junto às escolas. Na prática, os selecionados dão apoio para o professor nas atividades de leitura, escrita e matemática.

De acordo com Carmem, a ação faz parte da série de iniciativas tomadas pela Prefeitura de Teresina este ano para fortalecer o processo de alfabetização e garantir que as crianças leiam e escrevam com fluência na idade certa.

“Tivemos esse reforço com o Mais Alfabetização e o Alfabetiza Teresina, onde as escolas trabalham em um esforço conjunto para começar a alfabetizar as crianças ainda na educação infantil e fechar esse ciclo no início do ensino fundamental”.
Os assistentes também serão responsáveis por integrar as ações do Programa com as políticas educacionais da Rede e o planejamento da escola. Eles passam a fazer parte da comunidade escolar na busca pela melhoria dos resultados, com planejamento e trabalho coletivo.




Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário