Samara Martins
A realização de uma exposição individual, com direito a elaboração de catálogo, será o prêmio para o autor da obra mais votada no III Salão Palmense de Novos Artistas, exposição aberta nesta quinta-feira, 30, na Galeria de Artes do Núcleo de Leitura e Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A exposição exibe obras de 11 novos artistas visuais de Palmas, selecionados através de edital da Fundação Cultural de Palmas.
A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 08 às 18 horas, e aos sábados das 8h30 às 12 horas. Para votar basta escolher na cédula, disponível na Galeria, a obra que mais gostou em cada categoria, a exposição será para o autor da obra vencedora na categoria adulto.
Em sua III edição, o Salão Palmense tem a finalidade de incentivar e divulgar trabalhos de novos talentos das artes visuais, sendo uma oportunidade para que estes artistas se tornem conhecidos. Este é o caso da Chiara Aiko, que apesar de pintar desde criança, nunca tinha participado de uma exposição.
Com três obras expostas, Chiara conta que “suas primeiras lembranças são desenhando, e que aos seis anos fez um curso de pintura”, em suas telas, de inspiração surrealista, gosta de retratar a inquietação humana, com um cunho “crítico, existencial”. Para Chiara, o III Salão Palmense é “uma oportunidade incrível de ver as pessoas interagindo com suas obras”.
O Salão também se tornou uma mostra do resultado dos cursos de artes visuais realizados no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da FCP, uma vez que diversos artistas selecionados participam dos cursos de desenho e pintura do Ceta. Este é o caso de Socorro Loureiro, “cria do Espaço Cultural”, ela contou que frequenta os cursos da Instituição desde 2008, “sempre fui aluna, e hoje estou aqui expondo duas telas”.
Outro aluno do Ceta, o Leonardo Lucas, desponta com uma jovem revelação. Aos 13 anos ele expõe três desenhos que “mostram um pouco de sua visão sobre as coisas”. Sua técnica, Doodles, “junta várias coisas em uma folha de papel”. No Ceta, há quase dois anos, afirma que “encontrou e aperfeiçoou sua técnica de desenho”.
Para o presidente da FCP, Giovanni Assis, o Salão Palmense retrata a diversidade que existe em Palmas. “A gente percebe quão rico é o nosso povo. Somos o Brasil inteiro nesse lugar, e aqui no Salão Palmense, a gente encontra um pouco de como cada um que vive em Palmas e como cada um ver esse mundo”, disse.
Esta terceira edição do Salão Palmense, são exibidas 23 obras, entre desenhos, pintura, aquarelas, técnica mista e papel machê, divididas nas categorias: infantil, infanto-juvenil e adulto.
Serviço: Salão Palmense de Novos Artistas
Quando: de 30 de agosto a 28 de Setembro:
Local: Galeria de Artes do Nila – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Entrada: Gratuita
(Edição e postagem: Lorena Karlla)
Nenhum comentário:
Postar um comentário