Redação Semus
Para alcançar mais crianças e evitar casos de sarampo, caxumba, rubéola e paralisia infantil, a Secretaria da Saúde de Palmas vai percorrer a partir do início desta próxima semana, os Centros Municipais de Educação Infantil da Capital (Cmeis), para vacinar os pequenos matriculados na rede que ainda não foram imunizados.
O trabalho começou nesta sexta-feira, 24, no Cmei Fontes do Saber, no Jardim Taquari e segue durante toda a próxima semana. Na segunda-feira, 27, técnicas da imunização vão iniciar pela manhã Cmei Sonho Encantado, situado na Arse 111. No dia 28, seguem para o Cmei Sonho de Criança, no Setor Morada do Sol e também para o Cmei Chapeuzinho Vermelho, Arno 73. Na quinta-feira, 30, será a vez das crianças do Conto de Fadas, na Arno 72.
Até o final da tarde desta última quinta-feira, 23, 10.040 doses contra a poliomielite foram administradas, quantidade que corresponde a 57,71%; e 9.822 doses de vacinas contra o sarampo, 56,46%.
A campanha teve seu início no dia 6 de agosto e segue até o dia 30 deste mês. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.
Em Palmas, mesmo sem nenhum caso registrado nos últimos anos, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as crianças a partir de um ano a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas.
As vacinas
O esquema de imunização contra o sarampo exige duas doses da vacina, uma com 12 meses (tríplice viral) e a segunda com 15 meses (tetra viral).
Com relação à poliomielite, as crianças que nunca receberam nenhuma dose na vida receberão a vacina inativa (injetável). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina receberão apenas a gotinha. A campanha acontecerá até 31 de agosto.
(Edição e postagem: Lorena Karlla)
Nenhum comentário:
Postar um comentário