sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Teatro Municipal recebe primeiro espetáculo do projeto Ciclo das Quintas

Cultura
31/08/2018 14h45


Público lotou o teatro para assistir a emocionante apresentação da Orquestra de Câmaras do IBVM (fotos: Fernando Teixeira)
 Jornalista: Emanuele Pasqualotto


Um auditório lotado foi o resultado do primeiro espetáculo do projeto Ciclo das Quintas, promovido pelo Instituto Boa Vista de Música em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação Esporte, Turismo e Cultura (Fetec). O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, no Teatro Escola do Teatro Municipal e contou com apresentação da Orquestra de Câmara.


O projeto tem o intuito de oferecer ao público boa-vistense uma opção de cultura e entretenimento. A proposta é que na primeira quinta-feira do mês, os grupos artísticos do IBVM se apresentem no teatro-escola. E nas últimas quintas, os concertos ficarão a cargo da a Orquestra de Câmara. O evento será sempre gratuito e com classificação livre.

Para o diretor-presidente do IBVM Sérgio Barros esse projeto é o início de um novo momento para a música, oferecendo para o público um repertório de alta qualidade. “A nossa ideia é que as pessoas possam adquirir um novo vocabulário musical enriquecendo-o intelectual e espiritualmente. Foi um momento emocionante e nos sentimos gratificados com o resultado”, enfatizou.


Neste primeiro concerto, a Orquestra de Câmara apresentou obras como Andante Festivo de Jean Sibelius; Saint Paul Suit, de Gustav Holst; Adágio para cordas e Serenata para cordas, de Alberto Nepomuceno; Serenata de Edward Elgar e Mourão, de Guerra Peixe. 

O casal formado por Débora e André Barbosa, servidores públicos federais, assistiu a todo o espetáculo com brilho nos olhos. André contou que ambos apreciam música erudita e que aprovam a iniciativa do projeto Ciclo das Quintas.

“Nós não somos musicistas, mas como bons apreciadores, esperamos que estes hábitos musicais colaborem para a formação musical do nosso filho de 1 ano e 10 meses. Sempre ouvimos musica clássica em casa com regularidade”, disse André.

“É engrandecedor podermos contar com um espaço como o Teatro Municipal. Tanto que assim que fiquei sabendo do espetáculo, não pensei duas vezes em vir e trazer meu filho para assistir o espetáculo. Ele gosta muito e nós também”, concluiu Débora.


O próximo espetáculo do projeto Ciclos das Quintas está previsto para acontecer no dia 06, com a apresentação da Orquestra de Violões. O grupo, composto por mais de 30 instrumentista, já se apresentou fora do Estado, em um concerto no Teatro Amazonas, ocorrido no ano passado.  

IBMV – O Instituto Boa Vista de Música tem como finalidade o ensino gratuito de música, através de inclusão social, promoção da cidadania, desenvolvimento artístico e cultural de 600 crianças e adolescentes. Nesta vertente, desenvolve projetos sociais como orquestras e bandas musicais que oportunizam o conhecimento de repertório variado, passando pelo clássico, popular, regional e internacional. Por meio da aprendizagem dos mais diversos instrumentos musicais, o IBVM contribui com a formação intelectual, profissional e social de cada novo instrumentista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário