sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Semana da Diversidade e Inclusão

Semana da Diversidade e Inclusão promove oficinas temáticas no Centro de Educação Inclusiva de Palmas

Redação Semed



A Semana da Diversidade e Inclusão, tradicionalmente promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), apresenta este ano uma programação diversificada com o objetivo de fomentar o processo de inclusão de crianças com necessidade de atenção especial. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Educação Inclusiva (CEI).


Pela primeira vez, a Semana será realizada no CEI, criado especialmente para complementar as atividades de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. O CEI funciona na Escola Francisca Brandão Ramalho, na ARSE 121.


Entre as inovações deste ano está a oficina que promove uma roda de conversa entre os pais dos alunos visando promover atividades de linguagem, ou ainda a prática de Tai Chi Chuan, arte marcial que estimula a concentração e o autoconhecimento. Como forma de promover a integração, alunos do ensino regular da Escola Francisca Beltrão também terão atividades integradas com os alunos do CEI. Confira na tabela a programação completa.


Data

Horário

Oficina

Público
20/08
Matutino
Oficina sensorial – vivências da 3ª idade
Pré escola / 4º ano
20/08
Mat/Vesp
Artistas especiais
CEI
20/08
Matutino
Tai Chi Chuan
21/08
Mat/Vesp
Libras legal
3º e 4º anos
21/08
Matutino
Atividades de linguagem
Pais e professores do 3º e 4º ano
22/08
Mat/Vesp
Circuitos motores
2º ano
22/08
Mat/Vesp
Atividade aquática
1º e 3º anos
23/08
Matutino
Empoderamento das meninas brasileiras
Alunas da Escola Francisca Brandão
23/08
Vespertino
Futebol misto
3º ano
24/08
Matutino
Roda de conversa com os pais – atividades de linguagem
Pais dos alunos do 1º ano
24/08
Vespertino
Talk show
3º e 4º


CEI


A Escola Francisca Beltrão foi totalmente reformada e ampliada para receber o Centro Integrado de Atividades. Inaugurado em janeiro deste ano, beneficia alunos identificados com necessidades de atenção especial.


O CEI conta com equipe multidisciplinar, com profissionais nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, medicina, fonoaudiologia e serviço social, responsáveis por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação, além de acompanhar e avaliar alunos que necessitem de atendimento individualizado e especializado, nas diferentes faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário