quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Sedes capacita servidores que executam o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


Marcio Greick


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) encerrou na tarde desta terça-feira, 28, no Centro De Referência de Assistência Social (Cras)  Morada do Sol, a capacitação sobre  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que teve duração de 40 horas, entre dias 11 e 28 de agosto,  com a participação de  servidores de todos os centros da Capital e do Programa Lua Feliz, que executam o Serviço.


O SCFV é previsto na tipificação dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), desenvolvido na Proteção Social Básica, possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.


O SCFV é organizado em faixas etárias, e o atendimento é ofertado em grupos de crianças, adolescentes, jovens,  adultos e idosos.


Há vinte anos trabalhando no Cras de Taquaruçu,  a  servidora Sebastiana Florentino Costa de Morais (Ricó),  acredita que  a capacitação veio em boa hora “Foi excelente e muito boa para nosso dia a dia, e estou muito ansiosa para colocar em prática, no grupo de idosos, pois a gente vai dar o melhor da gente, o que vimos na capacitação vai enriquecer  muito nosso trabalho nos Cras”, disse ela.


Para o Coordenador do Cras do Aureny III,  Valmir Inácio Pires, a formação dos servidores é fundamental  para executarem com melhor qualidade os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos nos equipamentos públicos. “Foi muito gratificante iniciar meus trabalhos aqui,  já tendo uma capacitação nesse porte, com pessoas gabaritadas.  Tivemos vários temas abordados, com excelentes  técnicas e dinâmicas, que contribuirão  para planejarmos nossas ações e os  percursos a serem trabalhados”, explicou ele.


De acordo com a técnica da diretora de Proteção  Social, Básica, Jaqueline Garcia, o objetivo de se trabalhar em grupo é proporcionar trocas culturais e o compartilhamento de vivências, desenvolver juntos aos usuários o sentimento de pertença e de identidade, e fortalecer os vínculos familiares na perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.


Ainda, de acordo com o Assistente Social,  que ministrou a capacitação  juntamente com o  psicólogo, João Araujo,  a participação dos servidores foi bastante  proativa. “Eles receberam uma apostila com todo o conteúdo trabalhado na formação para que possam consultar e sanar eventuais  dúvidas  no dia a dia durante o planejamento e execução do serviço.  Os  servidores participaram ativamente, foi um momento muito rico de troca de experiências entre os equipamentos que executam o SCFV”, explicou.


Para ele, o ponto alto da capacitação foi quando os servidores  realizaram a construção de um percurso para ser executado com os grupos do SCFV. “Foi um momento de crescimento coletivo que resultará na oferta de um serviço com maior qualidade para os usuários da Assistência Social de Palmas”, finalizou. 


Para a assistente administrativa e orientadora social do Cras  da407 Norte, Rosimeire Galvão Silva, a capacitação foi de grande importância para o fortalecimento de vínculos. “Foi bem esclarecedora, motivadora, vai fortalecer os vínculos e proporcionar mais segurança no desenvolvimento no meu trabalho”, disse.

De acordo com a secretária executiva da Pasta, Simone Sandri, a capacitação dos servidores que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fortalece as relações familiares e comunitárias. “Além de promover a integração e a troca de experiência entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva”, disse.


(Edição e postagem: Inez Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário