sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Projeto 10 minutos contra o Aedes chega à escola Delacir Melo

Saúde
31/08/2018 15h41


Alunos aprendem a combater o mosquito juntos, no projeto 10 minutos contra o Aedes.
 Jornalista: Jamile Carvalho

A sexta-feira foi dia das crianças da escola municipal Delacir de Melo, no Centenário, aprenderem a combater o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. A tarefa foi tirar 10 minutos para procurar os locais onde o mosquito possa se reproduzir dentro e fora da estrutura da unidade de ensino.


A ação fez parte do projeto 10 minutos contra o Aedes aegypti, realizado pela Prefeitura de Boa Vista nas escolas da capital, com a finalidade de fortalecer o combate ao mosquito.

Alice Ribeiro e Sara Beatriz, de 8 anos, aprenderam direitinho a lição e devem colocar em prática. “É importante limpar a casa e o quintal, isso evita que o mosquito fique em casa e possa trazer doenças para nossa família e nossos vizinhos”, explicou Alice.


Após a sensibilização dos profissionais e alunos nas escolas, os alunos receberam um panfleto, que foi anexado ao caderno, com 13 itens de verificação para serem checados na residência durante 15 semanas. A ideia é que com apenas 10 minutos semanais eles possam eliminar os criadouros, evitando assim que o mosquito se reproduza na água parada.

O diretor da vigilância em saúde ambiental de Boa Vista, João Neto, destaca que os resultados têm sido positivos. A primeira escola mobilizada foi a Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial.

“Já temos um resultado muito bom, as crianças são os nossos maiores mobilizadores e aprendem direitinho e repassam em casa as orientações. Eles mesmos identificam e destacam na cartilha os criadouros encontrados para que sejam eliminados do quintal”, disse João.



Após a identificação feita pelos alunos em casa, a prefeitura envia até as casas os agentes de combate às endemias para eliminar e fazer a borrifação.

Próximas escolas – as próximas escolas a receberem o projeto serão a Laucides Inácio de Oliveira (14.09), no Conjunto Perola e Maria de Fátima Andrade  (21.09), no bairro Centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário