sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Prefeitura imunizou mais de 26 mil contra sarampo e pólio

Saúde
31/08/2018 18h21


Campanha se encerrou nesta sexta-feira, em Boa Vista com mais de 50% da população alvo imunizada
Jornalista: Jamile Carvalho
A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo se encerrou nesta sexta-feira, 31, com cobertura geral em Boa Vista de 55,8%. Ao todo, foram aplicadas 26.124 doses, cujo público-alvo era formado principalmente por crianças de até cinco anos.     
 
Foram aplicadas 13.147 doses contra o sarampo (56,16%) e 12.977 contra a poliomielite (55,44%). A prefeitura imunizou durante todo o período de campanha, de 6 a 31 de agosto, 45% do número total registrado no estado. A prefeita Teresa Surita reconhece o esforço dos profissionais e lamenta a baixa adesão da população. 
 
“Conseguimos vacinar 55,8% das crianças em Boa Vista, e isso é devido ao esforço e trabalho desenvolvido por meio das estratégias promovidas pelos profissionais de saúde que foram até as casas buscar as crianças que ainda não tinham recebido as doses das vacinas. Infelizmente a adesão foi pouca. Os pais e responsáveis precisam se conscientizar sobre o perigo da não imunização diante do atual cenário da crise migratória para proteger as nossas crianças”.
 
 
Diversas ações aconteceram na capital para alcançar a cobertura vacinal. Além das doses disponibilizadas nas unidades básicas de saúde, salas de vacinas do Família Que Acolhe (FQA) e Cernutri, as equipes visitaram as creches e pró-infância da capital. Também promoveram vacinação casa a casa no conjunto Cruviana. A meta agora é traçar novas estratégias para alcançar as faixas etárias alvos da vacinação. 
 
“Conseguimos vacinar um número bom de crianças, mas não atingimos a meta de cobertura. Vamos trabalhar novas estratégias durante a semana e tentar imunizar um número maior de crianças”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues.
 
Mesmo com o encerramento da campanha, as doses das vacinas continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina. “Pais e responsáveis precisam se conscientizar da necessidade de imunizar as crianças e manterem os cartões de vacina atualizados. Essas doses fazem parte do calendário nacional e as crianças precisam dessa proteção”, afirma a diretora do departamento de vigilância epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário