Ação integra as políticas públicas da gestão do prefeito Edivaldo voltadas para a saúde da mulher e tem como objetivo resgatar a autoestima feminina de mulheres que trataram câncer de mama
A entrega das próteses ocorreu no salão da Igreja Nossa Senhora da Glória (Alemanha) e contemplou mulheres na faixa etária de 20 a 60 anos que perderam as mamas em decorrência de câncer e não fizeram a reconstrução cirúrgica.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressaltou a importância da ação no processo terapêutico. "A gestão do prefeito Edivaldo tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida das mulheres e esse programa é muito importante porque ajuda a resgatar a autoestima num momento em que elas concluíram o tratamento e precisam ter confiança para retomar as atividades do cotidiano. Com o uso das próteses, essas mulheres vão viver muito melhor", disse.
A trabalhadora rural Zila Silva Sousa, 66, teve o câncer de mama diagnosticado em um mutirão feito no Hospital da Mulher, da rede municipal de saúde. "Já faz dois anos da cirurgia que me curou, e agora faço acompanhamento a cada seis meses. Então só faltava mesmo a prótese para ficar tudo bem", relatou.
Durante a entrega foram realizadas oficinas de acolhimento e beleza, sessões de fotos e mini palestras sensibilizando as mulheres a repassarem informações sobre a importância da prevenção.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, o mais comum entre as mulheres, e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, representa uma das primeiras causas de óbitos na população feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário